sábado, 13 de agosto de 2011

INCA precisa de doadores de sangue e plaquetas










A instituição atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês em suas cinco unidades, realizando, aproximadamente, 700 cirurgias. Neste momento, há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.
.
“Tivemos uma redução nas doações voluntárias, na segunda quinzena de novembro. Por esse motivo, pedimos para quem tem disponibilidade vir ao INCA e, num gesto de solidariedade, ajudar os pacientes em tratamento na instituição”, diz a coordenadora da área de hemoterapia do INCA, Iara Motta.
.
O Banco de Sangue do INCA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar. Para a doação de plaquetas, é necessário marcar horário nos telefones: 2506-6021 e 2506-6580.
.
Doar sangue é seguro
.
Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Para a doação, a pessoa não deve vir em jejum, mas deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses.
.

Mais informações: www.inca.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário