domingo, 18 de setembro de 2011

Gente que faz toda a diferença em Rio Preto

Nany Fadil
Agência BOM DIA

Pelas mãos do hematologista Milton Artur Ruiz passaram diretamente 288 pacientes cujas vidas dependiam de transplante de medula ou tratamento com células-tronco contra doenças hematológicas, como linfoma e leucemia. Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea da Beneficência Portuguesa, organizou e implantou o serviço desse tipo de transplante no hospital há dois anos.

Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1970. Em 1985, ele fez mestrado em hematologia na Escola Paulista de Medicina e, em 1988, doutorado em medicina interna, na Unicamp. O desejo de conhecer e dominar a “medicina do futuro” levou Ruiz à Espanha. Fez o pós-doutorado em transplante de medula óssea no hospital Clinic Provincial, da Universidade de Barcelona.

“Fui então convidado a vir para Rio Preto para organizar o serviço de transplante de medula óssea do Hospital de Base, onde permaneci até 2005.” No período em que esteve no HB, foram feitos 270 procedimentos entre transplantes e tratamentos de doenças hematológicas (do sangue). Ruiz foi, então, ser professor do que mais gosta – transplante de medula – da Faculdade de Medicina da USP.

Mesmo em São Paulo, desde 2005 auxiliou e participou do programa de terapia celular do IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares) de Rio Preto, onde são oferecidos tratamentos com células-tronco contra doenças cardíacas, vasculares, periféricas e pulmonares. “Já foram mais de 200 procedimentos que auxiliam em infarto do miocárdio, AVC e outros problemas de saúde. Mas, esses tratamentos são feitos por especialistas do IMC. Em 2009, Ruiz voltou para Rio Preto.

Em maio, ele foi eleito o vice-presidente da International Society for Cellular Theraphy (Sociedade Internacional de Terapia Celular). “A terapia celular serve para o tratamento de qualquer doença. O que precisamos descobrir são as formas corretas desses tratamentos.”


http://www.redebomdia.com.br/noticias/dia-a-dia/67892/bom+dia+traz+10+pessoas+que+fazem+toda+a+diferenca+na+cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário