domingo, 18 de setembro de 2011

Três Lagoas é a terceira em número de doadores de medula óssea no Estado

Três Lagoas está em terceiro lugar no ranking das cidades com maior número de doadores de medula óssea do estado de Mato Grosso do Sul, informou a responsável pelo cadastro de medula óssea do hemonúcleo da cidade, Vânia Nahas. “Perdemos apenas para Campo Grande e Dourados”, disse.

Recentemente o jornal Correio do Estado divulgou dados de que o número de doadores em todo o estado aumentou 40 vezes, e segundo Vânia, Três Lagoas vêm acompanhando esse crescimento. Mas, mesmo com todo esse crescimento, ainda segundo o jornal, cerca de 1.200 pacientes ainda esperam a doação da medula.

Vânia diz que isso acontece por causa da falta de compatibilidade, “apesar de termos bastante doadores a proporção de compatibilidade é de 1 para 100.000, ou seja, para atender à demanda real, teríamos que cadastrar e tornar doadores todos os três-lagoenses”, afirma.


PRECONCEITO OU MEDO?


Segundo Vânia, o medo ou preconceito em relação à doação ainda é um dos maiores empecilhos. “As pessoas pensam que para doar vão precisar doar direto da coluna, que podem ficar paralíticos. Na verdade eles não sabem que a doação é feita por meio de uma punção nos glúteos ou por meio da doação de sangue”.


CAMPANHAS


Campanhas para aumentar o número de doadores são realizadas constantemente. “Sempre realizamos campanhas em empresas e locais públicos para aumentar nosso cadastro, e o resultado tem sido muito bom, estamos acompanhando o crescimento do estado”, diz.


QUEM PODE DOAR


Ao contrário da doação de sangue, a doação de medula óssea é bem mais simples. “Para doar a pessoa tem que ter boa saúde, não pode ter tido câncer e ser sabedor de hepatite. É bem mais simples.”, conclui a responsável pelo cadastro. Para mais informações, o telefone do hemonúcleo da cidade é (67) 35227959.


http://www.midiamax.com/noticias/769077-tres+lagoas+terceira+numero+doadores+medula+ossea+estado.html

*

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário