segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Hemopa supera meta para doadores de medula óssea em Capanema

O Hemopa do município de Capanema, no nordeste do Pará, fez campanha para cadastramento de doadores de medula óssea no último dia 6, na localidade de Santa Luzia do Pará, a 47 quilômetros da cidade. Foram feitas 304 novas inscrições, superando a meta de 150 cadastros. Segundo a assistente social da unidade, Luiza Helena Santana, a ação estratégica teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde local.


Antecedendo a campanha, técnicos do Hemopa fizeram atividade de sensibilização com palestras e orientações, reforçando que o cadastro não pode ser direcionado a um único paciente. “As informações obtidas com o resultado do exame no sangue coletado passarão a fazer parte de um banco de dados para identificar pacientes compatíveis em qualquer lugar do Brasi”, explicou.


A tipagem da medula óssea é enviada ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que fica na sede do Instituto do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, e é consultado por pacientes com indicação para transplantes. Para ela, o número de cadastros efetivados na campanha é bastante significativo e aumenta as chances de encontrar possíveis doadores.


A ação aconteceu nas instalações do Centro Paroquial de Santa Luzia do Pará. A equipe do Hemopa de Capanema foi composta pelos técnicos em enfermagem Katiuscia Batista e Gilvan Moreira; a assistente administrativo Deisiane Mesquita e a assistente social Luiza Helena. A mobilização ainda teve o apoio de dez pessoas do município.


Desde 2002, a Fundação Hemopa é referência para o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea no Pará. Até hoje, já foram enviados mais de 90 mil cadastros ao Redome, que tem atualmente mais de 2,5 milhões de doadores inscritos. O Hemopa de Capanema fica na rodovia BR-308, KM zero, S/N, próximo ao Corpo de Bombeiros. Funciona para coleta de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 12h30.Mais informações: (91) 3462-2744 e 3462-2329 ou pelo e-mail capanema@hemopa.pa.gov.br.

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=90571
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário