terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Demanda de sangue deve aumentar cerca 30% no carnaval, diz Hemoam


A demanda por sangue no período do carnaval deve chegar aos 30%, em Manaus. A estimativa é da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). De acordo com a previsão, o órgão deverá receber mais de seis mil doações. A quantidade, segundo o Hemoam, deverá ser maior em relação aos períodos normais do ano para atender as necessidades em decorrência dos acidentes e crimes de violência que possam ser registrados no carnaval.
As bolsas de sangue coletadas são distribuídas aos principais prontos-socorros e grandes hospitais da capital do Estado. Conforme o setor de captação de doação de sangue, o hemocentro tem uma necessidade normal de aproximadamente 4 mil bolsas por mês. Ainda de acordo com o setor, o hospital tem um saldo de estoque, equivalente há seis dias, como forma preventiva para garantir as doações emergenciais.
Segundo a assistente social do Hemoam, Wanderleia Ribeiro, são necessárias no mínimo 200 bolsas de sangue a serem coletadas por dia para atender a demanda durante o período do carnaval. “Nas doações internas são necessários a captação de 200 a 250 bolsas ao dia para suprir as necessidades diárias”, disse. “Para as atividades externas é necessário um público de no mínimo 6 mil doadores para a captação do sangue”, completou.
Ainda de acordo com a assistente social, o objetivo é esclarecer a população o quanto é importante doar sangue. “A doação de sangue não é obrigatória, mas é uma responsabilidade de toda a população para garantir a vida da pessoa que está num estado de emergência”, ressaltou.
Perfil do doador
A assistente social lembra que qualquer pessoa pode fazer doação de sangue, desde que esteja com boa saúde. Ter idade entre 18 e 75 anos e peso acima de 50 quilos. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Adolescentes de 16 a 17 com o perfil especificado acima, podem fazer doação de sangue se autorizados dos pais ou responsável.
A assistente explica que não pode doar sangue, o candidato que teve hepatite depois dos 10 anos de idade. Praticou comportamento sexual de risco. Usa drogas.  Foi diagnosticado com malária. Recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses, e se apresentou sintoma febril nos últimos 30 dias.
Queda
Ainda de acordo com o Hemoam, no período do carnaval é possível perceber uma queda no número de doadores, por conta de viagens e programação que antecede as folias.
Atendimento
Durante o carnaval, o setor de captação do Hemoam irá funcionar no sábado (18), de 7h às 4h, na segunda-feira (20), de 7h às 18h, e na quarta-feira de cinzas, de 13h às 18h.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário