domingo, 22 de julho de 2012

Ribeirão Preto recebe 16º Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea


Encontro reunirá mais de 800 participantes de todo o Brasil e contará com a presença de 20 convidados internacionais especialistas em TMO e áreas correlatas.
A décima sexta edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (XVI CSBTMO) será realizada entre os dias 2 e 5 de agosto. Com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a expectativa é que o encontro receba mais de 800 participantes de diferentes regiões do País, além de convidados internacionais da Espanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha.
De acordo com a presidente da Comissão Científica do encontro, a hematologista e especialista em transplante de medula óssea (TMO), Belinda Simões, que também é a atual coordenadora da Unidade de Transplante de Medula Óssea do HC (Hospital das Clínicas) da USP de Ribeirão Preto, o Congresso será pautado na troca de experiências com base em situações e problemas vivenciados no dia a dia dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontologistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros. “Percebemos que aproximar por meio das discussões científicas médicos e multiprofissionais dos serviços transplantadores traria benefícios a todos, inclusive, ao paciente. Não dá para fazer TMO sem equipe multi e reforçar esta integração é essencial”.
Dentre os destaques da programação estão os desafios no transplante não aparentado, que tem crescido no Brasil nos últimos anos; o tratamento da Doença do Enxerto Contra-Hospedeiro (DECH); efeitos tardios do TMO; transplante de células tronco hematopoiéticas em pediatria, nas doenças autoimunes e nas benignas; o papel da dieta no sucesso do TMO; entre outros. Também haverá mesas redondas de debate sobre a segurança do doador de medula óssea e políticas públicas de saúde relacionadas ao TMO.
Neste ano será abordado ainda o TMO em idoso. “A população brasileira e do mundo está envelhecendo e nós, como especialistas, teremos de encarar esta nova realidade, ainda mais sendo este é um paciente de risco”, conta Belinda.
.[Confira grade científica; premiação de trabalhos científicos e informações sobre inscrição em www.abhheventos.com.br/sbtmo2012. |XVI Congresso da SBTMO, dias 2 a 5 de agosto,noHotel JP – Ribeirão Preto – SP |www.abhheventos.com.br/sbtmo2012].


FONTE>>http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=210814

Nenhum comentário:

Postar um comentário