quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mesários participam de palestra sobre cadastro de doadores de medula



Atividade tem como foco preparar os mesários para distribuírem panfletos da ATMO com informações sobre doação de medula
Divulgar a importância de um ato solidário que pode salvar muitas vidas é o foco de palestras que estão sendo realizadas no auditório do TRE/RO para os mesários que atuaram no processo eleitoral deste ano. O coordenador da ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea), Lindberg Oliveira, informa os participantes sobre o cadastro de doadores voluntários, quem pode ser um doador, tira dúvidas dos presentes sobre o tema e fala sobre a parceria TRE - ATMO - FHEMERON. Durante as palestras, também é exibida uma reportagem produzida pelo Fantástico que mostra a luta de pessoas portadoras de doenças do sangue, que tem como única chance de tratamento o transplante de medula.
A ação tem como foco preparar os mesários para a campanha que será realizada no dia 7 de outubro, quando eleitores de todo o Estado receberão um panfleto da ATMO, que será entregue junto com o comprovante de votação, com informações sobre cadastro de doadores voluntários. A entidade tem como meta distribuir cerca de um milhão de panfletos.
A funcionária pública Maria José, que participou do treinamento, disse que já sabia da importância de se cadastrar como doadora. “Um colega do trabalho precisou do nosso apoio quando descobriu que a filha tinha leucemia. Então me cadastrei como doadora, embora não tenha conseguido ajudar a filha desse amigo, com certeza se em algum momento for informada de que sou compatível com alguém vou fazer meu papel de cidadã e ajudar a quem precisa”, disse. Maria José completa que incentivou o filho a se cadastrar como doador.
 A campanha de conscientização tem como principal parceiro o TRE/RO, que concedeu espaço para que este trabalho fosse realizado e permitiu que os mesários participassem da palestra informativa. O Tribunal também mobilizou seus parceiros para que fosse possível a produção dos panfletos que serão distribuídos no dia da eleição.
A palestra informativa será realizada em todos os treinamentos dos mesários em Porto Velho. A ação é fundamental para assegurar a eficácia na hora de transmitir a informação para os eleitores. Nos demais municípios, será exibido um vídeo durante o treinamento dos mesários.
A diretora geral do TRE/RO, Elizeth Mesquita, lembra que esta é uma ação inédita no país. “Nós já realizamos uma atividade semelhante durante o plebiscito de 2009, sobre combate a dengue, mas uma ação desse porte é a primeira vez. Além de apoiar a ATMO e a FHEMERON, esperamos que os Tribunais do restante do país adotem esta idéia e ajudem a divulgar o cadastro de doadores voluntários”.
Segundo Liliane Peritore, diretora de capitação e educação da ATMO/ Brasil, as atividades da entidade contribuem para aumentar a participação de Rondônia no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), e lembrar a importância de atualização dos dados pessoais daqueles que já se cadastraram através do site do INCA: http://www.inca.gov.br/doador/. O registro de doadores conta com aproximadamente três milhões de voluntários cadastrados, deste total apenas 60 mil são de Rondônia. “A meta da instituição é aumentar este número de cadastros já que as chances de encontrar um doador são maiores entre pessoas da mesma Região” disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário