terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pacientes do HNSG fazem campanha para incentivar a doação de medula óssea











Com o objetivo de incentivar a doação de Medula Óssea, pacientes do Setor de Hematologia do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba lançaram, nesta segunda feira, (15) um vídeo para sensibilizar as pessoas sobre esta causa.

A música escolhida como tema foi “Stronger”, da cantora americana Kelli Clarckson. O video foi inspirado nos pacientes do Seattle Children Hospital, nos Estados Unidos. Durante a performance, os participantes cantam, dançam e seguram cartazem com frases deincentivo a doação de medula óssea. Entre os voluntários que participaram do vídeo estão: médicos, equipe de enfermagem, familiares e os Anjos da Alegria.


Saiba mais sobre a doação


Quando um pacientenecessita do transplante, realiza-se uma pesquisa de compatibilidade inicialmente entre seus familiares, colhendo amostras de sangue de seus pais e irmãos. A possibilidade de um irmão ser totalmente compatível é de 25% e entre os pais é inferior a 5%.


Se não houver possibilidade de existir um doador familiar, a alternativa é procurar um doador compatível nos registros de doadores voluntários de medula. No Brasil,o REDOME (Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea), instalado no INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro, coordena a pesquisa de doadores tanto brasileiros, quanto estrangeiros.


O doador deve ter um grau de compatibilidade aceitável com o receptor/paciente. O ideal é que seja totalmente compatível, mas em certas situações, pode ser utilizado um doador com algum grau de incompatibilidade. Tudo depende da situação clínica do paciente e, consequentemente, da urgência em se realizar o transplante.


A chance de ser encontrado um doador HLA compatível varia em função das características genéticas do receptor, podendo variar de 1 para 1000 a 1 para cada 1 milhão. Por isso, seja um doador, cadastre sua medula.


Veja também o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=FkIM-o4-EhI


FONTE>>
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=24206
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário