domingo, 25 de novembro de 2012

Pró-Sangue comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue




Postos da Fundação farão evento em 25 de novembro para doadores de sangue


Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

Jovialidade. É com este clima que a data será comemorada neste ano. A grande festa do doador foi embalada de forma especial, com o trabalho do grafiteiro James Williams que assina como ToLigadoBoe. A escolha do tema não foi aleatória. Afinal, a Pró-Sangue tem procurado alinhar boa parte das suas ações de comunicação com o foco no jovem, que efetivamente é o nosso Doador do Futuro.

A Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, reconhece o papel fundamental que essas pessoas têm na vida de milhões daqueles que dependem de transfusão. Sobretudo quando temos um cenário não tão otimista à nossa frente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.

Vale destacar que no Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,5 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue ao longo dos seus 28 anos de trabalho dedicados à doação já registrou mais de 4,5 milhões de doação.

É por isso que a Pró-Sangue valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia-a-dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, cerca de 87% dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, contra 13% que correspondem à doação vinculada. Um número que atesta a fidelização dos doadores à Fundação.

Atrações - Neste ano, o Dia do Doador será comemorado na Pró-Sangue entre os dias 25 e 30. Os doadores da Fundação contarão com uma recepção diferenciada nos postos de coleta, que estarão decorados com arranjos da Hangar de Flores. No dia 25, quem vier doar no Posto Clínicas receberá um lanche especial incrementado com produtos da Bauducco, cones da Nutty Bavarian, sucos Mupy da Agro Nippo Alimentos, doces fornecidos pela Riclan e iogurtes Batavo.

Para dar um tom especial à festa, várias empresas vão dar seu apoio nessa ação, dentre elas incluem-se a Level Up! Games, Argon, SP Ecologia, Brindes All Verde, Mack Color, Sysmex, Brasil Foods e Lucerna.

A agência Publicis Brasil, idealizadora da campanha Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo, também desenvolveu uma série de ações para a data, como a criação de cartazes, banners, folhetos, adesivos, cover para o site e facebook além de mídia cards com o trabalho do grafiteiro James Williams que assina como ToLigadoBoe.

Ao longo da semana, o Posto Clínicas terá uma programação recheada de atrações, como apresentação de corais, bandas, grupos musicais, mágicos, palhaços, covers, entre outras. Já está confirmada a presença dos Mágicos Solidários, Rogério Paixão, Clown at Work, Cover do Elvis Presley, Coral da Guarda Civil Metropolitana, Arnaldinho do Cavaco, Grupo Trapa, Grupo Carbonium, Cantando na Chuva, Canto Cidadão e Teledramas. Para informação completa da programação, acesse aqui.

Para divulgação do evento, a Pró-Sangue conta com o apoio da Markplan por meio da veiculação de filmes da campanha da Fundação nos monitores do Aeroporto de Cumbica, da ViaQuatro, com a divulgação de cartazes nas estações de metrô e, por fim, da SPTrans, através da publicação de anúncios com a bola vermelha (ícone da doação) nos ônibus da empresa.

Já nas ruas, a Band FM fará pedágio para distribuição de folhetos com pré-requisitos da doação nas imediações dos postos da Pró-Sangue, ao longo de toda semana do evento.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

fonte>>http://www.prosangue.sp.gov.br/noticias/Noticia.aspx?ID=27869
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário