sábado, 29 de dezembro de 2012

Saúde envia torpedos para população doar sangue


Inovação. Até o início de 2013, residentes do Estado de São Paulo devem ser convocados a doar sangue por meio de torpedos. A ação, que só atingirá os clientes da operadora Claro, faz parte da campanha “Não dê férias para a doação de sangue”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Cerca de 15 milhões de pessoas devem receber as mensagens.

Segundo o órgão, o objetivo da iniciativa é garantir os estoques nos hospitais em uma época em que costuma haver aumento no número de acidentes e, com isso, um grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue. A mensagem também indicará o site da Secretaria, onde é possível consultar o endereço de mais de 100 postos de coleta em todo o Estado.

Em Rio Preto, a partir de janeiro, os números apontam queda de 30% no estoque de sangue, pois muitas pessoas saem para viajar e também estão sujeitas à riscos de acidentes. Para doar sangue basta ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Quem for menor de idade deve ir acompanhado dos pais.

Para incentivar doações, o Hemocentro de Rio Preto enviar cartas e faz ligações para pessoas cadastradas no local. A instituição fica na avenida Jamil Feres Kfouri, nº 80, no Jardim Panorama, e funciona de segunda à domingo das 7h às 13h. A sede de Catanduva fica na rua 13 de maio, nº 974, no Centro, e está aberta de quarta a domingo, no mesmo horário.

Para ter informações sobre a campanha e postos de doações, acesse o site da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário