quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

HGC: banco de sangue precisa de doadores com urgência


O Banco de Sangue do HGC (Hospital Geral de Camaçari) necessita de doações de todos os tipos sanguíneos. Além do hospital, o espaço atende as unidades de saúde de Camaçari, os municípios de Dias D`Ávila e Mata de São João e, em alguns casos, cidades vizinhas em situação de emergência de estoque. 

De acordo com a enfermeira e triagista do Banco de Sangue de Camaçari, Ana Iara Carneiro, o tipo sanguíneo O negativo tem sido o mais procurado por ser tido como doador universal. Por conta do estoque baixo, o HGC reprogramou algumas cirurgias e o Banco de Sangue, por não atender todas as solicitações do hospital, solicitou o suporte do Hemoba de Salvador.
 
Diante da proximidade do Carnaval, a situação se torna ainda mais preocupante, explica Ana Iara Carneiro. “Uma vez que aumenta o número de acidentes e, consequentemente, a necessidade de bolsas de sangue”. Em virtude disso, o Banco de Sangue convoca a população a doar sangue.
 
As pessoas interessadas em doar sangue devem se dirigir ao Banco de Sangue do HGC, situado na avenida Jorge Amado, s/nº, no bairro Jardim Limoeiro. Se preferir, o atendimento pode ser agendado através do telefone 3644-4252.
 
Excepcionalmente nesta semana a coleta de sangue será realizada nesta terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17/01), das 8h às 12h e das 13h às 16h. A partir da próxima semana, o atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, obedecendo ao horário de funcionamento da unidade. As terças e quartas-feiras, o Banco de Sangue funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h, enquanto as segundas, quintas e sextas-feiras, o serviço de coleta de sangue funciona das 8h às 12h.
 
Para fazer a doação é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido alimentos gordurosos e ter tido uma boa noite de sono. O doador deve ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e portar documento de identificação com foto. Jovens com idade entre 16 e 18 anos podem fazer a doação, desde que estejam acompanhados de um responsável legal.
 
O homem pode doar até quatro vezes por ano, obedecendo ao intervalo mínimo de dois meses entre as doações. No caso das mulheres, a coleta de sangue pode ser feita no máximo três vezes no ano, com intervalo de três meses.
 
Caso o doador esteja usando algum tipo de medicamento, deve informar ao atendente no momento da triagem para que o profissional possa avaliar a viabilidade da doação.  
 
FONTE: ASCOM/PMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário