terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONVIDA POPULAÇÃO A DOAR SANGUE DURANTE AS FESTAS E FÉRIAS


Doação do Sangue
Com objetivo de garantir, no período de férias, o estoque nos hemocentros de todo o país, o Ministério da Saúde, convida a população a doar sangue, principalmente, no período de férias.

O motivo é que, nos meses de dezembro a fevereiro, os hemocentros do Brasil tendem a sofrer baixa nos seus estoques de sangue. O aumento do número de acidentes de trânsito, em função do crescimento do tráfego de veículos nas estradas no período das férias é um dos principais motivos. Outra razão para o afastamento dos doadores no final do ano é a grande quantidade de festas que acontecem nessa época.

Em cada doação, são retiradas, em média, 450 mililitros de sangue. “Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, em torno de cinco litros de sangue. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador e a recuperação é imediata após o ato”, informa a coordenadora do Programa de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Eliana Cardoso Vieira.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, no Brasil, 1,8% da população doa sangue. Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 3% a 5% da população faça isso regularmente.

Do total de material coletado, 49% vêm de doações espontâneas e o restante de reposição. Pelo perfil do doador, 46% deles são jovens entre 18 e 29 anos e mais de 35%, mulheres.

Para mais informações sobre doação de sangue, ligar gratuitamente para o Disque Saúde: 0800-611997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário