domingo, 24 de fevereiro de 2013

Campanha doação de Medula Óssea em Santa Cruz




DOE VIDA!!!



Dia 09 de março de 2013 estará acontecendo o CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA em Santa Cruz do Rio Pardo, sendo o local o Centro de Saúde II mais conhecido como Postão, na Avenida Tiradentes, das 8h às 16h.



O transplante de Medula Óssea é a única chance de vida a muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre a medula do doador e a do receptor. A possibilidade de se encontrar uma medula compatível pode chegar a um em um milhão.



Para o cadastramento é necessário a coleta de apenas 4ml de sangue, apresentação de RG e dois telefones de pessoas da família de qualquer lugar do Brasil.



Para se tornar um doador é preciso ter idade entre 18 e 54 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, não pode ter feito químio ou radioterapia ou ser dependente de insulina, ou já ter sido cadastrado anteriormente.



A doação é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador. A doação é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura.


O que é a Medula Óssea?


A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, sendo conhecido como “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendada a pacientes com doenças que afetam as células do sangue. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula e do sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário