segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Centro de excelência em transplante de medula óssea


O Brasil tem mais de 60 centros para transplantes de medula óssea e 17 para transplantes com doadores não-aparentados. O Paraná abriga um dos mais renomados deles. É o Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Considerado centro de excelência na área, o STMO foi responsável pelo primeiro transplante de medula óssea da América Latina. Desde então já realizou mais de 2.250 procedimentos.
Associação Alírio Pfiffer contribui para manter esse trabalho tão importante.  Em 2010 a entidade repassou mais de R$366 mil em equipamentos médicos, reformas, mobiliário, material para recreação de pacientes, apoio para capacitação de profissionais e custeio de diversos itens. Já em 2011 foram R$410 mil. A Associação também apoia  o trabalho dos pesquisadores  do STMO, afinal, são eles que contribuem para consolidar o centro como expoente mundial em Transplante de Medula Óssea.
No mesmo hospital está localizado o primeiro banco público de armazenamento de sangue de cordão umbilical do Paraná, e o 12º do país. O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) representa mais uma esperança para quem aguarda um transplante de medula óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário