sábado, 23 de fevereiro de 2013

OAB-RO: Campanha de doação de sangue entre advogados


A confirmação partiu do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, após reunião com o  Presidente da Fundação Hemeron (Fhemeron), Orlando Ramires. Na ocasião, Ramires explicou as dificuldades da Fundação em manter o estoque mínimo de 100 bolsas de sangue diárias necessárias para tender as demandas do Estado. Com esse cenário, salientou como seria importante ter a OAB/RO aliada numa campanha de doação para mobilizar os seus mais de 5 mil inscritos, bem como os familiares, a se tornarem doadores voluntários e ajudar a regularizar os estoques de sangue e hemoderivados do banco de sangue.


Dada a relevância da proposta e pelo fato de envolver os interesses da comunidade, Andrey Cavalcante anunciou que fará, em conjunto com a Fhemeron, uma ampla campanha de doação em todo o Estado,  onde a OAB tem Subseção,  por meio da Comissão de Proteção de Defesa da Cidadania e Mobilização Comunitária.  “Além de Porto Velho, montaremos um calendário para o cadastramento de doadores e coleta nas Subseções onde existam as unidades coletoras da Fhemeron. Antes disso, vamos conscientizar os advogados inscritos na OAB/RO sobre a importância de se tornar um doador de sangue e estimulá-los a se tornarem voluntários nesse ato que pode salvar vidas”, explica Andrey.


Além de Porto Velho, a proposta vai envolver as Subseções de Vilhena, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura, municípios onde a Fhemeron possui as Unidades de Coleta e Transfusão (UCT). Para Ramires, a participação da OAB/RO será fundamental para conscientizar a sociedade quanto a importância desse ato voluntário. “Doar sangue é um gesto gratificante.  Além de trazer satisfação pessoal, esta atitude salva vidas. Cada vez que alguém decide ser doador, é mais uma vida que se renova”.

A Fhemeron tem cadastrado em todo o Estado cerca de 70 mil doadores de sangue, mas nem todos comparecem no prazo certo para fazer a doação. A doação de sangue consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de material descartável, de usoúnico e estéril. O tempo de permanência no banco de sangue, incluído a triagem clínica e coleta de sangue, leva algo em torno de 45 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário