sábado, 9 de março de 2013

277 doações de sangue foram feitas no Hemonúcleo de Tupã em fevereiro



O Hemonúcleo do hospital Santa Casa de Tupã recebeu 277 doações de sangue durante o mês de fevereiro, 10 a mais do que o registrado no mês anterior, quando foram recebidas 267 doações. Segundo a bióloga responsável, Débora Guastalle, o índice de doações ficou pouco maior que janeiro em virtude de uma campanha de doação da rede de energia elétrica do Vale Paranapanema. 

Ela informou também que a média de doações diária foram baixo no início daquele mês, mas passaram a ter um pequeno aumento na última semana. "Mesmo assim permanecemos com poucas bolsas de sangue no estoque. A saída é grande", destacou. 

Além da Santa Casa, o Banco de Sangue abastece hospitais como São Francisco, de Bastos, emergências em cidades como Adamantina, Osvaldo Cruz, e pacientes de Herculândia, Rinópolis e distritos. "O número de bolsas encomendadas para cirurgia tem crescido", disse. 

Ela relatou que o Hemonúcleo passa por "apertos todos os meses". A UTI da Santa Casa possui mais leitos do que no ano passado. 

A administração do banco organizará novas campanhas de incentivo a doação junto a entidades religiosas e demais órgãos, mas o trabalho será elaborado e as novidades divulgadas assim que a estratégia da campanha for definida. 

3.264 doações de sangue durante o ano de 2012, 324 a mais do que o ano anterior, que foram 2.940. Mesmo com o pequeno aumento no índice de adoções, a média ainda foi considerada baixa para atender as pessoas que necessitam de transfusão de sangue. 

Média sempre em baixa 

A média de doações de 2012 foi 272 doadores por mês e de 2011, 245 doações mensais. A bióloga informou que a média foi baixa, pois a procura pelas bolsas de sangue tem sido grande e aumentado muito. "Para ficarmos tranquilos com bom estoque para atender nossos pacientes, precisaríamos aproximadamente 400 doações por mês", ressaltou. 

O mês com maior registro de doações em 2012 foi outubro, com 363 e o menor foi em setembro, com 190. Já em 2011, o maior foi novembro com 297 e o menor junho, com 168. 

Para doar 

Ser um doador é fácil. A pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 65 anos – no caso dos menores de 18 anos, é exigida a autorização dos pais ou responsáveis –, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).



fonte>>http://www.tupacity.com/?id=81-21236&tit=277+doacoes+de+sangue+foram+feitas+no+hemonucleo+de+tupa+em+fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário