terça-feira, 26 de março de 2013

Hemocentro em Roraima convoca doadores com urgência


Ação pretende garantir as possíveis demandas para a Semana Santa.
Unidade está com estoque de fator Rh negativo zerado.


Para doar sangue é preciso ter mais de 50 kg, com idade entre 18 a 67 anos (Foto: Divulgação Ascom/Sesau-RR)

Para garantir o atendimento das transfusões de sangue no período da Semana Santa,  o  Hemocentro de Roraima iniciou o trabalho de convocação de doadores com urgência. A medida visa garantir o abastecimento das unidades da rede pública e privada. A unidade informou que está com estoque do fator Rh negativo zerado.
Conforme a coordenadora de captação do Hemoraima, Terezinha de Jesus Khan, a unidade precisa de reabastecimento de sangue, pois há poucos doadores comparecendo. “Feriados prologados, com junção de finais de semana, são os mais preocupantes. Muitas pessoas se excedem no trânsito, brigam, enfim acabam dando entrada no Trauma. Na maioria dos casos necessitam de sangue”, diz.
A coordenadora alertou à população para não deixar a doação para a última hora, já que todo o sangue doado passa por uma triagem antes da liberação. “Por isso, que estamos mobilizando os doadores e os possíveis doadores em antecipar as doações do período Santo”, ressaltou. 
Para doar
Para doar sangue a pessoa precisa ter mais de 50 kg, com idade entre 18 a 67 anos, e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. É preciso apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem  doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
O Hemocentro de Roraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próxima ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Outras informações podem ser obtidas no telefone (95) 2121-0883.

Nenhum comentário:

Postar um comentário