terça-feira, 16 de abril de 2013

Laboratório Municipal promove campanha de doação de sangue

doe sangue

O Laboratório Municipal de Anchieta, em parceria com o Hemocentro do Espírito Santo (HEMOES) e Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 03 de Maio, das 9:00 às 17:00, uma coleta de doação de sangue no Município de Anchieta.
As ações de incentivo de doação de sangue devem-se aos estoques cada vez mais baixos nos hemocentros de todo país; o que pode comprometer as vidas que necessitam desses insumos. Outro objetivo da iniciativa é abastecer a rede de hospitais de todo Estado.
Nesse mesmo dia, será realizado cadastramento para doação de medula óssea para os pacientes que optarem pelo cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Esse cadastro é importante, pois o paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre os irmãos. Porém, como a maior parte dos pacientes não consegue um doador na família, a alternativa é procurar um doador compatível no REDOME. O Cadastramento será feito em frente ao Centro de Especialidades Unificado (CEU), que está localizado embaixo da Secretaria de Saúde, ao lado da Prefeitura de Anchieta.

PARA DOAR SANGUE É NECESSÁRIO
- Estar com boa saúde;
- Ter entre 16 e 67 anos de idade (com 16/17 anos é necessária autorização do responsável legal. Acima de 61 anos, a pessoa deve ter feito sua primeira doação até 60 anos);
- Pesar mais de 50 Kg;
- Dormir bem na noite anterior;
- Se for doar pela manhã, alimentar-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de três horas.
- É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, de Trabalho, de Habilitação, de Conselho de Classe, cartão Nacional do SUS ou Certificado de Reservista).


Nenhum comentário:

Postar um comentário