quinta-feira, 30 de maio de 2013

Empregados da Sanesul de Coxim tornam-se doadores de medula óssea

A iniciativa surgiu após a participação dos funcionários na palestra de conscientização sobre a importância da doação
Na Sanesul de Coxim, 17 funcionários se cadastraram no banco de doadores de sangue de medula óssea - Assessoria
Na Sanesul de Coxim, 17 funcionários se cadastraram no banco de doadores de sangue de medula óssea - Assessoria
Nesta manhã, 28 de maio, 17 empregados da Sanesul de Coxim se cadastraram no banco de doadores de sangue de medula óssea. A iniciativa surgiu após a participação dos funcionários na palestra de conscientização sobre a importância da doação, realizada na última quinta-feira, 23, durante a 2ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento foi promovido pela equipe da Segurança e Medicina do Trabalho da empresa e de representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
A responsável pela palestra foi a farmacêutica bioquímica e chefe do banco de sangue de Coxim, Lasalette Aparecida Bell de Souza. Lasalette explicou sobre a necessidade da doação e o funcionamento do banco de doares, que faz parte de um cadastro mundial. “Hoje, o Brasil é o terceiro país com o maior número de doadores cadastrados, com 2 milhões e 900 mil, ficando atrás dos Estados Unidos, com 5 milhões, e da Alemanha com 3 milhões. Porém, o número de pacientes também aumenta muito a cada dia”.
Conforme a farmacêutica, o transplante é indicado para pacientes em estado de anemias gravíssimas, leucemias e para alguns pacientes portadores de doenças que afetam as células sanguíneas, e consiste na substituição da medula óssea doente pela medula óssea normal.
“A doação é feita através de uma quantidade de sangue retirada da bacia do doador, sendo que o organismo do doador se recompõe em pouquíssimos dias e o sangue doado em hipótese alguma fará falta.
É um procedimento muito simples”, explica Lasalette.
Os funcionários que fizeram seu cadastro de doadores, no mesmo momento, já passaram pelo processo das coletas de amostra de sangue, realizado pelas técnicas de enfermagem que acompanharam a coordenadora do programa. Em seguida, as coletas serão encaminhadas para o banco de sangue mundial.
Na unidade de Coxim, quatro funcionários já haviam se cadastrado como doadores, o assistente administrativo Marcelo Martins Souto, a atendente comercial Aparecida de Fátima Ribeiro Chaparro, a estagiária Leandra Alves da Silva e o funcionário da empresa Log Engenharia, Zorildo de Souza. Agora, ao todo, são 21 funcionários da localidade que abraçaram a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário