terça-feira, 21 de maio de 2013

Estoque baixo Banco de sangue do hospital Ana Costa pede doações


O estoque do banco de sangue do Hospital Ana Costa está abaixo do necessário e o organização hospitalar pede doações.
Nara Simone Ferreira de Jesus, biomédica supervisora do Banco de Sangue, diz que eles estão quase sem o tipo mais utilizado para transfusão, que é o sangue O+. “Temos poucas bolsas e precisaríamos de, no mínimo, 40 unidades”.

Nara ainda lembra a importância da doação, que é primordial para o pleno funcionamento das medidas que são tomadas em qualquer ambiente hospitalar. “A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no país. Cerca de uma em cada cinco pessoas, que são internadas no Hospital Ana Costa, necessitam de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas.”

Rapidez
A doação de sangue é segura e rápida, não tomando mais de meia hora do tempo do doador. Todo material utilizado é descartável e o procedimento oferece total segurança. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo e ajuda a salvar vidas. 

O sangue humano é insubstituível e somente pode ser obtido através da doação. Todo sangue é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e pode beneficiar mais de um paciente para cada bolsa coletada”. 

Os interessados em doar sangue devem corresponder a certos requisitos. São eles: 
- O doador deve tomar café da manhã, não comparecer em jejum. Após o almoço, aguardar 2 horas para doar.
- A idade mínima para doar é de 16 anos (acompanhada do responsável) e a máxima de 67 anos.
- O doador não deve estar em uso de medicamento, gripado ou resfriado.
- Deve ter peso superior a 50 quilos.
- Comparecer com a carteira de identidade.
- O intervalo para cada doação é de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres. Acima dos 60 anos o intervalo para doação é de 6 meses. 
- Após a coleta você receberá uma senha de acesso para verificar seu resultado de exame, pela internet.

Os interessados devem comparecer ao Banco de Sangue do Hospital Ana Costa, que atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas e fica no Centro de Diagnósticos, à Rua Amazonas, 143, 8º andar. Mais informações pelo telefone 3226-9252.


Nenhum comentário:

Postar um comentário