quarta-feira, 15 de maio de 2013

Falta de sangue afeta cirurgias e transplantes no HC de Ribeirão Preto



10.mai.2013 - Joyce Cury / A Cidade
Falta de sangue afeta pacientes à espera de transfusões (Foto: 10.mai.2013 - Joyce Cury / A Cidade)
A falta de sangue nos estoques do Hemocentro de Ribeirão Preto já está causando problemas tanto para a realização de cirurgias no Hospital das Clínicas como, também, para pacientes que precisam de transfusões.
É o caso de Josias Santana Júnior, que tem leucemia e que, há cerca de um ano e meio, precisa de transfusões de sangue praticamente todos os dias.
Para tentar contornar o problema, a família de Josias está organizando uma campanha de doação de sangue e medula óssea, que inclui a distribuição de camisetas e divulgação nas redes sociais.
“Estamos apelando para os amigos e para a população. A doação de sangue é muito importante. Também pedimos pela doação de medula óssea, que é uma coisa muito difícil de ser compatível. Não só meu filho, mas muitas outras pessoas precisam de sangue e medula óssea”, diz a mãe de Junior, Eliana Gomes Santana, em entrevista ao portal G1.
Dengue
Na ocasião, a gerente de comunicação social do Hemocentro, Miriam Mendes Castanheira, explicou que a principal causa para a redução da quantidade de bolsas de sangue disponíveis tinha a ver com o grande número de casos de pessoas com dengue em Ribeirão Preto e região.
Segundo ela, pacientes que tenham sido diagnosticados com a doença não podem doar sangue até um mês após a recuperação.
“Tivemos pessoas que vieram doar, mas o sangue não pôde ser colhido porque tinham dengue”, afirmou Miriam. (Com EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário