sábado, 11 de maio de 2013

Fundação Pró-Sangue convoca paulistanos para doações em hemocentros de São Paulo


Fundação Pró-Sangue convoca paulistanos para doações em hemocentros de São Paulo
DIVULGAÇÃO
Ouça o Áudio
Embed:
A Fundação Pró-Sangue alerta para emergência nos estoques e convoca paulistanos para fazerem doações nos hemocentros da capital paulista. A Pró-Sangue coleta e distribui o produto para mais de 100 instituições de saúde na região metropolitana de São Paulo.

O hematologista da entidade, Carlos Roberto Jorge, explica que as quedas nos estoques são sazonais e que, na semana passada, a situação chegou a estado crítico. Em entrevista a Carlos Aros, ele revela que os tipos sanguíneos O positivo e A positivo necessitam de doações urgentes.

A gestora de Qualidade do Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa, Cássia Sosselete, disse que essa é a realidade até mesmo dos bancos particulares. A hematologista ressalta que todos sentem reflexos da falta de doadores de sangue nesta época do ano.

A hemoterapeuta Daniela Dias explica o sinal de alerta é acionado pelos hemocentros quando os estoques atingem menos de 20% de sua capacidade. Segundo ela, é fundamental a colaboração da sociedade, especialmente nesta época do ano em que há uma ocorrência menor de doações.

Para doar sangue, é necessário estar descansado, em boas condições de saúde e alimentado. O doador deve ter idade entre 16 e 67 anos, e pesar no mínimo 50kg. Ao comparecer no hemocentro, o doador deve apresentar documento oficial com foto e passar por uma pré-entrevista.

Os endereços dos postos de doação podem ser consultados no site da Pró-Sangue (aqui) , ou pelo Alô Pró-Sangue, no telefone 0800-55-0300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário