terça-feira, 21 de maio de 2013

Hemonúcleo convida população para doar sangue e promover a cidadania



Umuarama - Com vários acidentes registrados nos últimos meses e a diminuição de doadores com chegada do frio, a diretoria do Hemonúcleo de Umuarama convoca a população para doar sangue. Como incentivo a quem trabalha durante toda a semana, unidade vai abrir as portas hoje para coletar a partir das 8H.
Para obter sucesso na iniciativa a entidade pede que a população colabore e compareça para doar sangue. A ação se justifica diante da redução no número de bolsas de sangue O -. “Em caso de acidentes graves o corpo médico não tem tempo de fazer o teste de tipagem sanguínea e temos que mandar com urgência o sangue O -, visando salvar a vítima. Por isso a maior demanda por esse tipo”, ressaltou o diretor do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi.
O procedimento da coleta é simples, rápido (cerca de 40 minutos), não tem contra-indicação e praticamente todos os cidadãos entre 16 e 67 anos podem doar, a não ser em casos muito específicos. “É uma boa oportunidade para exercer a solidariedade e ajudar o próximo”, destaca Francisconi.
O diretor explica que o Hemonúcleo de Umuarama atende os três hospitais locais e ainda auxilia outros 28 municípios da região, o que gera uma demanda muito grande por bolsas de sangue. Francisconi lembra ainda que todo sangue doado é testado no Laboratório Central do Estado (Lacen), para detectar possível contaminação por doenças. Por isso, os doadores têm direito, gratuitamente, aos exames da doença de Chagas, sífilis, hepatites B e C e HIV.
 
Conheça os critérios para
ser doador de sangue
A doação de sangue é um procedimento rápido, fácil e sem contra-indicações. Estão aptos a doar todos os cidadãos entre 16 e 67 anos, com mais de 50 quilos e em bom estado de saúde. Caso o voluntário tenha entre 16 e 17 anos, porém, somente poderá doar se estiver acompanhado dos pais ou responsáveis.
Antes de se dirigir ao Hemonúcleo, o doador deve se alimentar (café da manhã ou almoço, dependendo do período), evitando comidas muito gordurosas nas quatro horas anteriores à doação. Após o fim do procedimento, o doador recebe um lanche (chá e bolachas) e pode retomar as atividades normais no mesmo dia, já que a quantidade de sangue extraída representa menos de 10% do total do líquido que circula no corpo.
A doação é vetada para pessoas que estão com gripe forte (não inclui resfriados leves), que tomam medicamentos controlados, hipertensos e diabéticos. Casos mais específicos são esclarecidos pela equipe de atendimento do Hemonúcleo, que funciona das 8h às 17h. É necessário levar um documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação).
 
Visita ao Hemonúcleo
Referência no Estado, o Hemonúcleo de Umuarama recebeu a visita de representantes da Unidade de Coleta e Transfusão de Telêmaco Borba. A chefe da UCT Elaine Fontes Pukanski, acompanhada da técnica laboratorial Janete Pedroso percorreram as dependências da unidade para levar exemplos ao município. As visitantes fotografaram todas as salas e demais locais do Hemonúcleo, esse material servirá para a construção da unidade de Telêmaco Borba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário