terça-feira, 7 de maio de 2013

Hemose encerra abril com 2.030 doações de sangue


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) encerrou o mês de abril com apenas 2.030 doações de sangue. Neste momento, o serviço de Captação de Doadores da unidade trabalha para restaurar o estoque de bolsas dos sangues, A, O, B e Ab fator Rh negativo, que está abaixo do regular.

De acordo com avaliação do serviço realizada nesta quinta-feira, 2, o início do período chuvoso foi o principal fator que contribuiu para a redução de comparecimento dos doadores voluntários a unidade. Ao longo do mês de abril, o serviço registrou uma coleta de 70 a 80 bolsas por dia, quando o ideal é 100 a 120 bolsas.

O superintendente do Hemose, Renato Dantas, destacou que o ato de doação vem ganhando reforço com as parcerias, entre elas, as campanhas com instituições da iniciativa pública e privada, além da rede hospitalar que recebe o produto final - sangue para o tratamento de saúde dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“No feriado do Dia do Trabalho o serviço coletou 64 bolsas de sangue, mais da metade dessas doações, foram feitas por familiares e amigos de pacientes que estão internados nos hospitais enquanto aguardam para realizar algum procedimento cirúrgico ou tratamento de saúde”, informou Dantas.

O superintendente lembrou que as doações de sangue também atende a demanda transfusional do ambulatório do Hemose. Ele explicou que diariamente o serviço recebe pacientes, que precisam da transfusão de algum componente do sangue em função de anemias profundas ou tratamentos oncológicos. “São mulheres, homens e crianças que precisam de concentrados de hemácias ou de plaquetas, para continuar sobrevivendo”, frisou Renato Dantas.

Campanhas
Durante o mês de maio o Hemose espera receber os doadores voluntários e outros grupos interessados em contribuir com a doação de sangue. Para conhecer o serviço basta acessar o site:www.hemose.se.gov.br ou ligar para o Serviço Social nos seguintes telefones: (79)3225-8000 e 3259- 3174. O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/n, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o serviço funciona de segunda a sexta-feira de 7h30 às 17h e aos sábados e feriados de 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário