terça-feira, 7 de maio de 2013

Hemose realiza campanha em homenagem ao Dia das Mães


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza no período a partir desta segunda-feira (6) até a próxima sexta-feira (10), a campanha de doação de sangue em homenagem ao Dia das Mães - "Mãe que gera vida. Doe sangue!". A ação tem como objetivo restaurar o estoque estratégico da unidade e homenagear as mães doadoras.
De acordo com a assessora técnica do serviço de Captação de Doadores, Fátima Basto, a atividade também visa estimular a doação de sangue nas mulheres. "Estamos num período em que as doações diárias estão reduzindo. Aproveitamos essa semana em que as famílias preparam a comemoração da data, para mobilizar e estimular as mães ao serviço de doação", ressaltou. 
Segundo as estatísticas do Hemocentro de Sergipe, de cada 100 doações, apenas 30 são efetuadas por mulheres. "Não existe preconceito e todos podem doar tanto o homem quanto a mulher. As doadoras precisam estar atentas apenas para os requisitos que tem algumas diferenciações", enfatizou Fátima Basto.
Nesse sentido, ela explicou que as principais restrições que diferenciam a doação masculina da feminina é que o homem pode doar de três em três meses, não ultrapassando as quatro doações anuais, enquanto a mulher pode doar a cada quatro meses, desde que não faça mais do que três doações durante o ano. "A mulher também não pode doar se estiver grávida ou amamentando", esclareceu a assessora da Captação de Doadores.
Antes de doar, o candidato passa por uma entrevista médica. O procedimento serve como controle de qualidade do sangue coletado. "O doador deve estar com a saúde em ordem, caso contrário o sangue não será aproveitado. Além isso, deve apresentar um documento com foto, válido no território nacional, ter idade entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50kg ", informou Fátima.
Grupos
As mulheres interessadas em contribuir com o gesto solidário devem entrar em contato com o Serviço Social do Hemose, através dos seguintes telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.


Nenhum comentário:

Postar um comentário