quarta-feira, 22 de maio de 2013

Jovens de Araxá, MG, promovem campanha para doação de sangue


Organizadora da campanha afirmou que o objetivo é ajudar o próximo (Foto: Reprodução/ TV Integração)Organizadora afirmou que objetivo é ajudar
ao próximo (Foto: Reprodução/ TVIntegração)
Um grupo de jovens cooperativistas da Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal) promovem uma campanha para reunir voluntários para doar sangue neste sábado (25). Como na cidade não há local de coleta, eles formarão uma comitiva e viajam, às 7h, em um ônibus da Prefeitura para o Hemocentro Regional de Uberaba.
De acordo com uma das organizadoras, Nislene Aparecida de Brito, o objetivo da campanha é ajudar ao próximo. “Estamos conscientizado todos os jovens para participar do movimento”, afirmou.
Segundo Nislene, os interessados podem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais, na Rua Ângela Marques Torres, nº 200, no Centro de Araxá, ou ligar no (34) 3691-5071. “Preciso informar todos os requisitos, a forma de doação e quem pode ou não participar”, disse.
O Hemocentro de Uberaba atende 27 instituições hospitalares. Por meio dessa unidade, a Fundação Hemominas realiza mais de 1.200 coletas de sangue e 1.600 transfusões de hemocomponentes por mês. Cerca de 170  pessoas que desejam doar medula óssea são cadastradas mensalmente.
Etapas realizadas antes da doação
Antes de doar sangue, o voluntário precisa passar por três etapas. A primeira consiste no cadastro de dados pessoas e em seguida são feitos questionamentos sobre a saúde da pessoa, teste de anemia, verificação da pressão arterial e peso do doador. Já a terceira etapa é chamada de Voto de Auto Exclusão, na qual o doador informa se tem comportamento de risco para Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário