quinta-feira, 2 de maio de 2013

RBHH nº 01 – volume 35 – é publicada -..


Dentre os manuscritos apresentados no primeiro exemplar de 2013 está o artigo especial que aponta os guidelines brasileiros referentes ao TMO em leucemia mielóide aguda
Foi publicada a edição 01 do volume 35 da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH). Neste, que é o primeiro número do ano, são apresentados na categoria “Artigo Especial” os guidelines brasileiros referentes ao transplante de medula óssea em leucemia mielóide aguda.
O manuscrito teve como base as discussões estabelecidas e ratificadas pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) na II Reunião de Diretrizes Brasileiras em Transplante de Células Tronco Hematopoieticas da SBTMO (consenso), realizada em maio de 2012. (leia mais). Na ocasião mais de 70 especialistas, entre diretores da Sociedade e representantes de unidades de transplantes do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, participaram da revisão da literatura internacional e da experiência brasileira em TCTH.
Ainda na primeira edição o editorial, assinado pelo pesquisador Eduardo Rego, mostra uma análise dos impactos provenientes dos resultados alcançados pelo Consórcio Internacional de Leucemia Promielocítica Aguda, cujos resultados foram publicados em janeiro deste ano no Blood Journal, (fator de impacto 9.8), periódico científico oficial da American Society of Hematology.
Já na “Carta ao Editor” os pesquisadores trazem um panorama da doença falciforme sob a ótica dos haplótipos de hemoglogina S como forma de identificar e caracterizar variações genéticas presentes nos brasileiros com o objetivo de aperfeiçoar a comprensão dos aspectos clínicos e da diversidade fenotípica encontrados em pacientes com falciforme. 
O periódico pode ser acessado na base de dados SciELO e já encontra-se depositado no PubMed Central. Além disso um novo site foi criado para a RBHH. O projeto, que faz parte da reestruturação das plataformas de comunicação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, ainda está em andamento. Há mudança de layout, publicação de conteúdo em português e inglês (ainda em fase de adequação), atualização dos artigos publicados, e o desenvolvimento da ferramenta de administração das informações contidas no site, exceto o sistema de submissão de artigos que permanece o mesmo.
Outra novidade é a inserção do sistema e-pub ahead, que permite a divulgação de artigos aprovados no periódico com data ainda indefinida para sua publicação impressa. “Trata-se de um portal moderno e eficiente, pois queremos que os usuários se sintam atendidos e que, ao mesmo tempo, tenham acesso a todos os arquivos da RBHH, inclusive aqueles que ainda não foram publicados na versão impressa da revista (e-pub Ahead), e a uma gama de informações complementares”, afirma o editor-chefe do periódico, Milton Ruiz.
“Nesse novo momento, nossa missão continua a mesma: manter a credibilidade, imparcialidade e qualidade da revista. Queremos a RBHH no mais alto nível de qualificação, acompanhando o número de submissões, que tem aumentado frequentemente”, finalizou Ruiz.

fonte>>http://www.sbtmo.org.br/noticia.php?id=174

Nenhum comentário:

Postar um comentário