domingo, 2 de junho de 2013

Campanha “Quinta do Bem” promove doação de medula óssea



Olá pessoal,
Há 13 anos perdi meu irmão para a leucemia. Na época, ele realizou alguns procedimentos do tratamento no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, unidade credenciada ao Sistema único de Saúde (SUS). Em 2012, a prima amada, Ana Paula Gomes Monteiro, após muita luta com a leucemia, foi encontrar o meu irmão Anderson Gomes de Freitas. O exemplo dos nossos jovens contagiantes estará eternamente em nossos corações.
Durante todo o tratamento da Ana Paula, realizado pelo sistema público de saúde, na Santa Casa de Belo Horizonte e no Hospital Amaral Carvalho em Jaú-SP (instituições credenciadas ao SUS), ela recebeu a assistência necessária, com atendimento de qualidade dos profissionais e acesso aos exames, remédios, etc. Durante o tratamento houve a necessidade de encontrar um doador compatível fora da família, pois nenhum parente era compatível com ela. Para mobilizar e incentivar a doação de medula óssea criamos a campanhaQuinta do Bem, mulheres usando lenço na cabeça, homens fita vermelha no braço nas quintas-feiras. Para divulgar a ação pedimos as pessoas para postar as fotos de apoio nas redes sociais.
Tivemos o incentivo de familiares, amigos, conhecidos e simpatizantes na internet, fortalecendo a campanha. Foram muitas as manifestações de carinho e apoio para o cadastro de medula óssea, atitude que pode salvar a vida de várias pessoas.
Após a partida da prima amada Ana Paula Gomes, em novembro de 2012, recebi o contato da Bianca Prescovia (durante a caminhada Ana Paula e Bianca se conheceram e se tornaram grandes amigas), uma mocinha de 15 anos, linda e guerreira, que também está na luta contra a leucemia. Bianca me fez o pedido para dar continuidade a campanha Quinta do Bem. Na época, pouco tempo após o falecimento da Ana Paula, eu disse a Bianca que a dor era imensa e que precisava vivenciar o luto, mas que quando estivesse preparada certamente retomaria a Quinta do Bem junto dela.
E esse dia chegou. No último domingo, dia 19 de maio de 2013, eu, Bianca e a mãe dela Elisângela estivemos no cartão postal de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, para resgatar a Quinta do Bem. Acredito que essa é uma missão na minha vida – ajudar as pessoas que precisam da doação de medula óssea. Durante a nossa sessão de fotos foi lindo ver a adesão à campanha Quinta do Bem das mulheres que passavam pela praça, como podem ver no mural de fotos na parte superior.
A Quinta do Bem volta com força total. Agradeço a Bianca pela oportunidade de estar com ela na travessia. A campanha é também uma forma de homenagear a memória do meu irmão amado Anderson, da minha prima Ana Paula e de todos que partiram por causa da leucemia.
Mulheres, preparem os lenços na cabeça. Homens, as fitas vermelhas no braço. Toda quinta-feira utilizem os acessórios e postem as fotos de apoio a campanha no facebook. Meu muito obrigada a tia Ana, mãe da Ana Paula, que me emprestou todos os lenços dela para que eu possa usar na campanha com muito carinho e amor. Postei a foto dela no mural da campanha Quinta do Bem para reforçar o quanto ela está viva em nossos corações.
Por causa da Quinta do Bem irei retomar o meu blog em prol da campanha: www.comuniquebem.blogspot.com. Informações também na página do facebook Comunique Bem, por Flávia Freitas.
Sou doadora de medula óssea, seja você também. O gesto de solidariedade salva vidas.
Por Flávia Freitas / Comunique Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário