sábado, 8 de junho de 2013

CE deve confirmar data nacional para doação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deve votar em turno suplementar, na terça-feira (11), projeto do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que institui uma data nacional para incentivar a doação de cordão umbilical. O objetivo é estimular o uso de sangue de cordão umbilical, rico em células-tronco, para aumentar a disponibilidade de doadores e reduzir o custo do transplante. Como a proposta tem caráter terminativo, se aprovada, deve seguir diretamente à Câmara.
A longo prazo, o PLS 299/2010 oferece uma alternativa para complementar o baixo número de transplantes de medula óssea realizados no Brasil, que decorre de duas principais limitações: o alto custo do procedimento e o baixa número de doadores.
No Brasil cerca de 2.500 pessoas têm indicação de realização de transplante de medula óssea por ano. Dessas, 1.500 não encontram um doador com laços de parentesco e compatibilidade genética. (Dados de 2010).
A CE também deve votar na terça-feira o projeto do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) que cria a Semana Nacional de Saúde Masculina (PLC 84/2010). A data será comemorada anualmente durante a segunda semana do mês de agosto.
A proposta estabelece que as autoridades competentes do Sistema Único de Saúde (SUS) devem organizar atividades educativas relacionadas à saúde masculina, em conjunto com associações de especialistas ou entidades públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário