segunda-feira, 17 de junho de 2013

Doadores lotam sede do Hemopa na abertura da campanha junina

Sidney Oliveira/Ag. Pará

Mais de 630 voluntários compareceram à Fundação Hemopa até às 15 horas deste sábado (15), no primeiro dia da campanha junina de doação de sangue em parceria com a TV Liberal. “13 é Santo Antônio. 24 é São João.29 é São Pedro.E todo dia é do doador.Doe sangue” é o tema da ação, que ocorre em toda a rede estadual,  com o objetivo de reforçar o estoque estratégico do hemocentro para assegurar atendimento transfusional da rede hospitalar.
Em períodos festivos, como neste mês de junho, a necessidade de sangue aumenta em mais de 20%. Neste sábado, a meta é de 900 coletas, que cai para 300 coletas por dia a partir de segunda-feira (17). A mobilização vai até sábado (22). “Sempre tive vontade de doar sangue, mas nunca tive tempo. Estou doando para ajudar uma amiga, mas essa foi a primeira de muitas doações”, disse o músico Neyvicton Trindade de Lima, que fez a primeira doação no dia seu aniversário de 24 anos.
Vivenciando a necessidade constante de receber transfusão de sangue, a paciente Maelma Furtado Teixeira, 22 anos, portadora de anemia falciforme, recebe tratamento no Hemopa desde os 3 anos de idade. Ela falou da importância das doações. “ Se todas as pessoas soubessem o quanto é importante a doação, tenho certeza que muito mais pessoas doariam. Sem os doadores de sangue não tenho como sobreviver”, disse.
Doador desde a década de 90, o vigilante Benedito Lima Dias, 52 anos, foi outro que atendeu ao apelo da campanha junina. “Gosto de ajudar hoje porque amanhã eu ou alguém da minha família podemos precisar”, ressaltou afirmando que continuará doando enquanto tiver saúde para isso.
Apesar do grande número de comparecimento de candidatos à doação, o atendimento no hemocentro é agilizado, a exemplo do ano passado, devido à expansão do espaço para doação de sangue, ao oferecer o dobro da quantidade de cadeiras para coletas, de 14 para 28. Da mesma forma, foi dobrado o número de consultórios para triagem de quatro para oito.
“Isso tudo é para evitar maior espera e eventual tumultuo no atendimento”, observou a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, que ficou bastante satisfeita com a parcial do saldo do primeiro dia de campanha. Na oportunidade, ela parabenizou a iniciativa, de responsabilidade social da direção de Programação da TV Liberal, por meio do projeto “Ação pela Vida”. “Agradecemos toda a equipe da emissora pelo sucesso do segundo ano de parceria”, enfatizou, estendendo os agradecimentos aos voluntários da mobilização.
Durante a programação, participaram do Arraiá Solidário a Companhia de Teatro Luzes, o humorista Serginho Cunha, a banda Lágrimas de Outubro e os cantores Sandro Aragão e Camila Tavares. Houve ainda a apresentação da quadrilha junina Cabanos Mirins, do bairro do Guamá.
A ação teve ainda o apoio do fã-clube da banda “Chiclete com Banana”, que esteve com a campanha nacional “Chicleteiro Sangue Bom”, neste sábado. Outra importante parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), que doou produtos da agricultura familiar 100% naturais para compor o lanche oferecido aos doadores. A parceria será repetida no enceramento na campanha, no próximo sábado. Técnicos da empresa distribuíram material educativo e repassaram informações sobre os benefícios da agricultura familiar.
Serviço: O Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18 horas, e aos sábados de 7h30 às 17 horas. Mais informações: 0800-2808118.

Texto:
Vera Rojas - Hemopa
Fone: (91) 3241-1811 / 3242-9100 / (91) 8895-3089
Email: Imprensa.hemopa@yahoo.com.br

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará
Endereço: Tv. Padre Eutiquio, 2109 Cep: 66033-000- Batista Campos- Belém-PA
Fone: (91) 3242-9100 / 3242-6905 / 0800 280 8118
Site: www.hemopa.pa.gov.br Email: gabinete.hemopa@hotmail.com / ro.bcosta@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário