segunda-feira, 17 de junho de 2013

Em Belém, Hemopa inicia campanha de doação durante a quadra junina

A Fundação Hemopa realizará a partir do próximo sábado (15), na capital paraense, a campanha de doação de sangue referente à quadra junina com o tema: “13 é Santo Antônio. 24 é São João. 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”, com o objetivo de reforçar estoque do hemocentro e assim assegurar o atendimento transfusional da rede hospitalar que, em períodos festivos, costuma elevar a necessidade em mais de 20%.
De acordo com o Hemopa, a meta será de 300 coletas por dia. No dia 15, de 7h30 às 14h, será realizada uma mobilização artística em favor da doação de sangue com as participações voluntárias da Cia de Teatro Luzes, do humorista Serginho Cunha, Banda Lágrimas de Outubro, cantor Sandro Aragão, a cantora Camila Tavares e apresentação da quadrilha junina “Cabanos Mirins”, do bairro do Guamá.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, no ano passado, a campanha obteve o saldo de 2.760 comparecimentos, que proporcionou o atendimento de milhares de pacientes.

“Temos certeza que atingiremos nossa meta de campanha com a colaboração da população potencialmente doadora e das instituições parceiras”, afirmou a assistente social, destacando que durante a campanha haverá distribuição de camisetas e material educativo e de prevenção à saúde, além de lanche especial com comidas típicas da época.

Para oferecer mais agilidade e maior conforto no atendimento aos doadores, a exemplo do ano passado, a direção do hemocentro dobrará o número de cadeiras para coletas de sangue de 14 para 28. Da mesma forma, será dobrado o número de consultórios para triagem de quatro para oito.

A campanha junina também será realizada nos hemocentros regionais de CastanhalMarabáSantarém e nos hemonúcleos de AbaetetubaAltamiraTucuruíRedenção e Capanema. No entanto, as datas serão distintas e de acordo com a realidade de unidade. Mas todas serão neste mês.

Quem pode doar sangue
Candidatos com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos.
Menores de 18 anos apenas com autorização dos pais ou responsáveis. O peso precisa estar acima de 50 kg. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses
É necessário portar documento de identidade original e com foto.

Não precisa estar em jejum, ao contrário, o doador deve estar bem alimentado.
Os doadores podem obter o resultado dos exames feitos no Hemopa pela internet, através dosite do Hemopa, em até 30 dias.

Quem pode fazer cadastro para doação de medula óssea
Homem ou mulher saudável e com faixa etária de 18 a 55 anos.
Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário