quinta-feira, 13 de junho de 2013

Família de portador de leucemia necessita de doadores de medula óssea



Família convoca voluntários para doação de medula óssea para o seu filho Thiago Ribeiro Nunes, 30 anos, portador de leucemia. No último final de semana, dezenas de familiares se mobilizaram no Calçadão da Arthur Machado e distribuíram 20 mil panfletos. Nesta semana, vão distribuir mais 10 mil, implorando por doadores.

Conforme o pai de Thiago, Paulo Humberto Nunes, a mãe de Thiago, Marília Ribeiro Nunes, é compatível 60%, o que não garante a eficácia do transplante. O pai conta que Thiago faz quimioterapia e luta contra a doença há dois anos. “No Hemocentro Regional de Uberaba -  Fundação Hemominas, os voluntários para doação de medula óssea devem atualizar os endereços. Para ser doador de medula, é preciso ir ao Hemocentro e colher uma amostra de sangue para testes. É preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, preencher os formulários para o cadastramento, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas”, explicou.

Paulo ressalta que a pessoa que se candidatar recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação. Em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA). “O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde”, acrescentou. 

O Hemocentro fica na avenida Getúlio Guaritá, nº 250, no bairro Abadia. Para agilizar, basta agendar horário através do telefone (34) 3312-5077.


fonte>>http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/cidade/3310/familia-de-portador-de-leucemia-necessita-de-doadores-de-medula-ossea

Nenhum comentário:

Postar um comentário