sexta-feira, 7 de junho de 2013

Hemocentro de Brasília faz campanha por doação de plaquetas

A Fundação Hemocentro de Brasília precisa de doação de plaquetas para repor os estoques do órgão. O processo de captação é feito pela doação de sangue. As plaquetas duram apenas cinco dias, dos quais um é para a realização de exames.

As plaquetas são um dos componentes do sangue e estão envolvidas no processo de coagulação, explica o médico do Hemocentro Rodolfo Firmino. São utilizadas em pacientes politraumatizados, transplantados, em tratamentos oncológicos e nas UTIs dos hospitais.

"Como nosso serviço de saúde tem crescido, principalmente na área de transplantes, temos tido uma demanda maior dos componentes e principalmente da plaqueta, pela característica de cicatrização", afirma Firmino.

As pessoas podem agendar doação através dos números 3327-4447 e 3327-4413 ou 160, opção 2. No site do Hemocentro é possível encontrar as condições necessárias para doação

Os pré-requisitios para uma pessoa doar sangue é estar alimentado, não estar em uso de medicamentos, ter entre 16 a 67 anos de idade (doadores de 16 e 17 anos devem ter autorização do responsável), pesar acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto, ter dormido pelo menos seis horas , não ter praticado exercício físico ou ingerido álcool nas 12 horas anteriores à doação.

Pessoas que passaram por endoscopia há seis meses ou fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva e colocaram piercing nos últimos 12 meses também estão impedidos de doar sangue. Deve-se também evitar fumar duas horas antes da doação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário