terça-feira, 4 de junho de 2013

Hemonorte busca fidelizar novos doadores para aumentar abastecimento de sangue

Funcionários de concessionária doam sangue para ajudar campanha de doação. Foto: Heracles Dantas

O Hemocentro Dalton Cunha do RN (Hemonorte) continua desenvolvendo o projeto “Hemonorte vai até você” – que realiza coletas móveis em universidades, empresas, igrejas, serviços de saúde e diversas associações em Natal e no interior do Estado. Facilitando a aproximação das pessoas com a doação voluntária, a intenção do órgão é aumentar o número de doadores, fidelizando novos voluntários periodicamente. Na manhã deste sábado, o projeto estacionou em uma concessionária de veículos, em Lagoa Nova.
De acordo com a diretora geral do Hemonorte, Linete Rocha, a aproximação de períodos festivos requer uma maior preocupação com os estoques. “No momento, estamos com uma quantidade equilibrada, em função de muitas campanhas que fizemos no decorrer deste ano. Mas aumentar o nosso estoque nunca é demais. Nós observamos que a sociedade está se conscientizando mais para a importância desse ato, contribuindo para salvar vidas”, afirmou a diretora. Atualmente, o banco de bolsas de sangue varia com uma quantidade diária de 700 a 800 bolsas.
Para atender a demanda de pacientes surgida com as festividades do São João, a diretora do Hemonorte faz um apelo aos empresários. “Nessas épocas festivas, sempre há um aumento no número de riscos. Por isso, precisamos estar preparados, principalmente tendo em vista os futuros eventos, como a Copa do Mundo em Natal. Temos que suprir a necessidade enfrentada hoje e deixar o estoque abastecido já para o próximo ano”, afirmou Linete Rocha.
Quem desejar realizar uma campanha de doação de sangue, mobilizando amigos e funcionários, bastar contatar a instituição e agendar a ação. Para aderir ao projeto, a empresa deve preencher alguns critérios, como o número mínimo de 50 candidatos à doação, e realizar ações de sensibilização com o público alvo, concedidas também em parceria com o Hemonorte, que cede assistentes sociais.
“Doar sangue no Hemonorte é doar vida para qualquer cidadão que necessite, independente das condições sociais e econômicas. O processo da doação é rápido e seguro e, com uma única bolsa, o doador pode salvar até quatro pessoas. É disso que as pessoas precisam saber. Ser doador é um privilégio”, disse Linete.
Mitsubishi destaca parceria em prol da vida
Na manhã deste sábado (1), funcionários e clientes do Top Car Mitsubishi dedicaram parte do dia para ajudar na campanha de abastecimento do estoque das bolsas de sangue. Segundo o diretor de serviços da empresa, Luiz Antônio Bezerra, esse é o segundo ano que a Mitsubishi promove a ação em parceria com o Hemonorte. “Nosso objetivo é envolver todo nosso pessoal e colaboradores, reforçando a atividade de responsabilidade social. Quanto mais a população tiver consciência da importância dessa prática, melhor”, disse.
No ano passado, a empresa conseguiu mobilizar mais de cem doadores. “Foi uma coleta muito significativa para nós e vimos que as pessoas gostam de se envolver em campanhas de solidariedade, basta que haja incentivo da iniciativa pública e privada. Nós já incorporamos essa ação no calendário de eventos da empresa e pretendemos a cada ano aumentar ainda mais o número de doadores”.
A parceria entre a Mitsubishi e o Hemonorte contou ainda com o apoio de outras empresas como a Top Gráfica, 98 FM, Universidade Estácio de Sá, Água Mineral Santa Maria, Unimed, Padaria Mercato e Prime 4×4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário