segunda-feira, 17 de junho de 2013

Hospital Regina terá quarto Centro de Medula Óssea do Estado

Novo Hamburgo  - O Hospital Regina de Novo Hamburgo vai abrigar o quarto centro de referência de medula óssea no Rio Grande do Sul. A notícia foi confirmada pela direção e, na prática, isso significa que algumas vagas serão preenchidas para suprir o problema que deixa dezenas de pacientes esperando por um transplante. A obra para formar o centro irá reestruturar a ala das Tulipas do Hospital Regina.
“Esses pacientes precisam de um lugar com iluminação e estrutura especial, pois a maioria deles permanece no Hospital por muito tempo”, explica a diretora do Regina, Josiane Kremer. Por enquanto, o atendimento será apenas particular, mas Josiane afirma que há uma motivação
para estender algumas vagas ao SUS. “Mas não temos nenhuma data, precisamos estudar essa ideia.”
Um primeiro passo agora
Segundo a diretora Josiane Kremer, hoje o Hospital Regina faz acompanhamento dos pacientes que precisam de transplante de medula, mas encaminha a Porto Alegre. O procedimento que será realizado em Novo Hamburgo é o chamado autólogo, em que a medula óssea é retirada do próprio paciente.
Segundo Josiane, esse é o primeiro passo para que daqui a alguns anos se crie uma estrutura que comporte, então, o transplante entre dois pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário