quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mais de 2 mil voluntários participaram da campanha junina de doação de sangue

A Fundação Hemopa comemora o saldo de 2.013 voluntários que aderiram à campanha junina “13 é Santo Antônio. 24 é São João. 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”, promovida de 15 a 22 deste mês. Desse total, 1.731 pessoas efetivaram sua doação de sangue, o que vai possibilitar o atendimento de aproximadamente de 6.924 pacientes internados na rede hospitalar. A ação serviu de suporte para o estoque estratégico do banco de sangue, que tem a responsabilidade de atender a demanda de mais de 200 hospitais paraenses.
Com vasta programação, durante a abertura da campanha, houve mobilização artística em favor da doação de sangue com o “Arraiá Solidário”, quando se apresentaram atrações como a Companhia de Teatro Luzes, o humorista Serginho Cunha, Banda Lágrimas de Outubro e a quadrilha junina “Cabanos Mirins”, do bairro do Guamá, entre outros. Houve ainda o apoio do fã clube da banda “Chiclete com Banana”, que promoveu campanha nacional de doação de sangue no dia 15, com o tema “Chicleteiro Sangue Bom”.
O projeto “Ação pela Vida”, da TV Liberal, foi responsável pelo comparecimento de 671 voluntários, o que resultou em 533 coletas, somente no dia 15. A parceria acontece pelo segundo ano consecutivo. Ano passado houve o comparecimento recorde, em um único dia, de 997 voluntários e 829 doações efetivadas. O total de coletas nesses dois anos somam 1.362 doações, que possibilitaram o atendimento aproximado de 5.448 pacientes.
“Tão importante quanto o saldo de coletas é a divulgação de nossas ações, mostrando à sociedade, através de ações de cidadania como essa, que todos somos responsáveis pela doação de sangue. Agradeço e parabenizo a TV Liberal pela parceria, que colabora para a melhoria do nosso atendimento transfusional”, destacou a presidente do hemocentro, Luciana Maradei.
Outra importante parceria foi firmada com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater/Pa), que complementou o lanche especial oferecido aos doadores na abertura e no encerramento da campanha com produtos 100% naturais. A empresa também fez exposição de produtos da agricultura familiar, distribuiu material educativo e orientações técnicas sobre o assunto.
O saldo da campanha agradou a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, que parabenizou a iniciativa de todos que colaboraram direta e indiretamente para o sucesso da ação. “Agradecemos o significativo saldo de comparecimento do voluntariado paraense”, destacou, ressaltando a importância das parcerias com instituições de todas as esferas.
Marabá
No período de 17 a 21 deste mês foi realizada a “19ª Campanha de Doação de Sangue do Hospital Regional do Sudeste do Pará, que obteve a participação de 113 voluntários e 100 coletas. O tema da campanha foi “Arraiá Sangue Bão”, em parceria com o Hemocentro Regional de Marabá, que teve o banco de sangue reforçado para atendimento transfusional daquela região do estado. Em Marabá, o gerente técnico responsável pela unidade resolveu estender a campanha até o final deste mês.
O gerente técnico do Hemopa Marabá, Fernando Monteiro, agradeceu a cada participante da campanha e das parcerias compostas, que foram responsáveis pelo sucesso da ação. Segundo ele, os candidatos à doação foram encaminhados à sede do hemocentro, de 7h30 às 12h, exceto no dia 18, quando as doações foram feitas de 8h às 17h, nas instalações do Hospital Regional.
A atividade ganhou fôlego com a atuação do grupo de “Mobilização de Doadores Amigos de Sangue”, que promoveu a sensibilização dentro do Hospital Regional e imediações. O dia 18 também contou com muitas surpresas aos candidatos à doação, entre eles, “Casamento na Roça', distribuição de camisetas e lanche especial com cachorro quente, mingau de milho, paçoquinha, pé-de-moleque e refrigerante aos doadores.
Além de Belém e Marabá, a campanha junina foi realizada também nos Hemocentros Regionais de Castanhal e Santarém e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema. 
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos; menores de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Texto:
Vera Rojas - Hemopa
Fone: (91) 3241-1811 / 3242-9100 / (91) 8895-3089
Email: Imprensa.hemopa@yahoo.com.br

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará
Endereço: Tv. Padre Eutiquio, 2109 Cep: 66033-000- Batista Campos- Belém-PA
Fone: (91) 3242-9100 / 3242-6905 / 0800 280 8118
Site: www.hemopa.pa.gov.br Email: gabinete.hemopa@hotmail.com / ro.bcosta@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário