quinta-feira, 6 de junho de 2013

RO receberá homenagem por campanha voluntária de medula óssea



O governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), e Associação Amigos do Transplante de Medula Óssea (Atmo), serão homenageados no Rio de Janeiro, durante o Encontro Nacional sobre Doação de Medula Óssea, nesta sexta-feira (07), na sede do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A homenagem é fruto da iniciativa, criada de forma voluntária, por jovens jornalistas e publicitários do estado. A Campanha também tem como parceiros o Instituto Nacional de Apoio a Vida (Invida) e a empresa de telefonia Vivo.
A Campanha Nacional Casa Comigo? Sou Doadora de Sangue e Medula Óssea, partiu de Rondônia e todos os hemocentros do país receberam o material publicitário. O governo de Rondônia abraçou a causa e para fortalecer a campanha nacional Casa Comigo?, o governador Confúcio Moura, assinou no último mês de abril, o Termo de Cooperação entre o governo de Rondônia, Fhemeron, e a empresa de telefonia Vivo.
Nas próximas semanas, segundo o secretário de Segurança Pública de Rondônia Marcelo Bessa, aproximadamente dez mil servidores serão convidados aderirem a Campanha. "Estamos estudando uma forma de organizar essas doações. Nosso efetivo estará pronto para doação de sangue e de também para o cadastro de medula óssea", afirmou Bessa.
De acordo com o presidente do hemocentro de RO, Orlando Ramires, está sendo planejado uma força tarefa para receber todas as doações da Secretaria de Segurança Pública (Sesdec). "Toda nossa equipe estará pronta para receber os dez mil doadores. E com essa iniciativa, vamos colocar o nosso estoque de sangue em dia. A Campanha Nacional Casa Comigo? está sendo uma grande aliada. O Brasil deve abraçar a causa nobre, que os jovens profissionais de comunicação levantaram. Há muito tempo não via uma campanha bem produzida e interessante. Eles produziram sem recursos financeiros, usando o talento e boa vontade. É o que nos faz acreditar que muitos cidadãos serão despertados e o Brasil ganhará novos doadores de sangue e medula", enfatizou o presidente do hemocentro.
Lindberg Oliveira, representante do Atmo do núcleo de RO, diz que todas as redes de medula óssea no Brasil apoiam a iniciativa de Rondônia.  ”É uma alegria podermos ver jovens comprometidos em conscientizar os cidadãos sobre a necessidade e a responsabilidade de se tornar um doador de medula óssea e poder salvar vidas”, explica Lindberg.
A Campanha Nacional Casa Comigo? será aderida pelo estado do Rio Grande do Sul dentro das próximas semanas, afirmou o deputado federal Beto Albuquerque, autor da Lei Pietro, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea do Brasil.
Para o governador Confúcio Moura, o reconhecimento da Campanha Nacional Casa Comigo?, reforça a importância do trabalho voluntário. "É uma grande satisfação poder ver que Rondônia está contribuindo com o país. Uma iniciativa modesta, mas de grande valia para todos nós. Os jovens jornalistas e publicitários e também a ATMO, estão dando uma lição de cidadania e solidariedade para todos nós brasileiros", salientou o governador.
CASA COMIGO
Casa Comigo é o nome da Campanha iniciada em 2012, quando a jornalista Lú Braga foi doar sangue e encontrou apenas uma bolsa de sangue do seu tipo, O positivo. Foi então, que ela usou a criatividade e foi fotografada ao lado da sua bolsa de sangue com um cartaz dizendo”Casa comigo? Sei fazer miojo e sou doadora de sangue”. A imagem foi compartilhada pelo Ministério da Saúde e em poucas horas o Brasil já partilhava da mesma ideia e muitas pessoas foram incentivadas a um hemocentro e fazer sua doação.
Neste ano, a ideia foi produzida por uma equipe formada por jornalistas e publicitários e resultou na Campanha Nacional Casa Comigo? Sou Doadora de Sangue e Medula Óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário