terça-feira, 2 de julho de 2013

Bombeiros incentivam a doação de sangue em quatro cidades da região

Para doar sangue é preciso ter mais de 50 kg, com idade entre 18 a 67 anos (Foto: Divulgação Ascom/Sesau-RR)

10ª edição da Campanha ocorre a partir desta terça-feira (2) até 31 de julho.

Objetivo do programa é abastecer os hemonúcleos nesta época do ano.



A 10ª edição da Campanha 'Bombeiro Sangue Bom' começou nesta terça-feira (2) em todo o estado de São Paulo e as cidades de Araraquara, São Carlos, Rio Claro e São João da Boa Vista participam da ação. O intuito do programa é incentivar a doação de sangue para abastecer os hemonúcleos. A campanha ocorre até 31 de julho.
Segundo o médico Reinaldo Bonfá, nesta época do ano, as doações caem e a campanha é de extrema importância. “Os motivos da queda são o frio e as férias escolares. É necessário que haja mais doadores porque julho é um mês em que os acidentes aumentam. Cada doação leva dez minutos e permite salvar até três vidas”, explicou.
“Em 2012 a campanha estadual arrecadou 25.870 bolsas de sangue, o que corresponde a um caminhão utilizado pela corporação para apagar incêndio de 12,5 mil litros. Só na região de Ribeirão Preto houve mais de 7 mil”, contou o tenente do Corpo de Bombeiros de Araraquara, Cleber Marcelo de Oliveira.
Na cidade, as doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 8h ao 12h, no hemonúcleo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que fica na Rua Expedicionários do Brasil, número 1.621, no Centro.

Como doar
Basta estar em boas condições de saúde, ir alimentado, ter entre 18 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos.

Os médicos recomendam evitar alimentos gordurosos quatro horas antes de doar e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Quem estiver gripado deve esperar uma semana.

Grávidas só podem doar sangue três meses depois do parto e pessoas que fizeram tatuagem têm que aguardar um ano.

Região
Em São Carlos as doações podem ser feitas no banco de sangue da Santa Casa, de segunda a sábado, das 7h30 às 12h, exceto no feriado do dia 9 de julho. O hospital fica na Rua Paulino Botelho Abreu Sampaio, 573, na Vila Pureza.
Em São João da Boa Vista as doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30, na Santa Casa, localizada na Rua Carolina Malheiros, número 92.

Em Rio Claro o banco de sangue da Santa Casa voltou a funcionar na segunda-feira (1º)depois de dois anos fechado. O local estava interditado desde o dia 11 de agosto de 2011, pois precisava se adequar às normas técnicas. O banco de sangue fica na Avenida 15, número 297, bairro da Saúde. O horário de atendimento é às segundas e quartas-feiras, das 7h às 11h


Nenhum comentário:

Postar um comentário