sábado, 20 de julho de 2013

CAMPANHAS CONTRIBUÍRAM PARA O AUMENTO DAS DOAÇÕES DE SANGUE

As campanhas realizadas na cidade para aumentar o número de doações de sangue nessa época do ano como a da Comissão dos Jovens Advogados do Brasil e do Bombeiro Sangue Bom já começaram a surtir efeitos. Segundo a bióloga responsável pelo hemonucleo do Banco de Sangue da Santa Casa, Débora Guastalli, o número de doações já melhorou.

“Devido às campanhas realizadas pelo pessoal da OAB e pelo Corpo de Bombeiros através da Campanha Bombeiro Sangue Bom, já tivemos um aumento considerável no número de doações de sangue”, falou a Débora.

Ainda de acordo com a bióloga as doações caem nessa época do ano devido às férias e ao frio. “Todo acontece essa queda de doações nesse período do ano, quando muitas famílias vão viajar devido às férias e ao tempo frio também”, disse.

As campanhas seguem até o final do mês e qualquer pessoa que esteja bem de saúde, e comparecer ao banco de sangue com documento original com foto, pesar acima de 50 kg, ter entre 18 e 67 anos, tenha feito uma refeição antes da doação, tenha descansado pelo menos 6h na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica pelo menos 12h antes, nem fumado pelos menos 2h antes, e não tenha ingerido alimentos gordurosos pode ser um doador.

Só não podem ser doadoras pessoas que contraíram hepatite após os 10 anos de idade, grávidas, mães que ainda estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis como HIV, hepatite, doença de chagas, usuário de drogas e pessoas que mantém relacionamento com múltiplos parceiros.


Fonte: Jornal Folha do Povo (Tupã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário