quarta-feira, 24 de julho de 2013

Hemoap está com estoque de sangue zerado em Macapá

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) registra um dos piores momentos do hemocentro neste mês de férias. A redução das doações de sangue causou a diminuição dos estoques de bolsas de sangue. Normalmente são coletadas 40 doações por dia. Este número caiu para 20 doações em julho. Os sangues do tipo O+, B- e AB- estão com o estoque zerado. As bolsas de sague da instituição atendem à rede hospitalar pública e privada do estado.
Segundo a direção do Hemoap, as bolsas de sangue arrecadadas neste período já possuem destinação certa. "As pessoas que estão doando neste período doam solidariamente para ajudar amigos e parentes que precisam de determinado tipo de sangue", explicou Marilda Ferreira, chefe do setor de captação de sangue do hemocentro.

A chefe de captação confirmou a falta de bolsas de sangue. "Nosso estoque diminuiu rapidamente este mês, estamos fazendo o contato com as pessoas que estão cadastradas no hemocentro, mas a maioria está viajando de férias, o que dificulta o reabastecimento", disse Marilda.

A dona de casa, Maria Deuzenir, 55 anos, está internada no Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá, precisando com urgência do sangue tipo B-. "Minha sogra teve uma complicação, ela tem hepatite C, está em coma e aguarda para fazer um transplante de fígado", disse Sidilene Melo, nora da dona de casa.
Marilda Ferreira lamentou a falta de bolsas de sangue raros e ainda os mais comuns como os do tipo O+, B- e AB-. "Essa senhora, por exemplo, está precisando do sangue B-, mas infelizmente ainda não conseguimos identificar um voluntário para fazer a doação", exemplificou Marilda.
Para fazer uma doação de sangue, o voluntário precisa ter idade mínima de 18 anos e máxima de 65, pesar mais de 50 quilos e estar saudável. “A pessoa pode se dirigir ao prédio do Hemoap para doar. Não beber ou fumar antes da doação e não ser portador de doenças como HIV, sífilis, hepatites é fundamental para que a transfusão seja realizada com segurança”, esclareceu Marilda.
Serviço
O Hemoap funciona das 7h às 13h, na Av. Raimundo Álvares da Costa, no Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário