terça-feira, 9 de julho de 2013

Hemobanco de Umuarama pede ajuda de doadores de sangue



O hemobanco de Umuarama, no noroeste do Paraná, está precisando de doações de sangue do tipo O negativo com urgência. Atualmente, não há nenhuma bolsa disponível na cidade e o órgão tem buscado bolsas com esse tipo de sangue em outros hemonúcleos da região, mas não tem encontrado.
Conforme o chefe do hemonúcleo de Umuarama, Claúdio Franciscone, esse tipo de sangue, que pode ser doado para outras tipagens sanguíneas por ser doador universal, está em falta na rede estadual de doação de sangue “Não é só em Umuarama que está faltando, não conseguimos encontrar, em especial, esse tipo de sangue em toda a rede”, afirma.

Segundo Franciscone, há três pacientes internados nos hospitais da cidade que precisam com urgência de doação. “Há menos doadores, mas esse tipo de sangue é compatível com outros tipos sanguíneos. A doação será primordial para esses pacientes que estão internados na cidade”, explica.
Recomendações
Para doar, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e ter mais de 50 kg. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem ser doadores desde que os pais estejam presentes. O Hemobanco ainda recomenda que o doador evite alimentos gordurosos quatro horas antes da doação.
Pessoas com quadro de gripe, febre, tenham feito alguma cirurgia no último ano, grávidas ou mulheres que estejam amamentando não podem ser doadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário