quarta-feira, 24 de julho de 2013

Programa de coleta programada de sangue procura novos doadores

Durante todo o mês de julho os estoques de sangue dos seis bancos captadores do Tocantins ficam abaixo do necessário, isso se dá devido ao período de férias e temporada de praias. Como as demandas de utilização do sangue tendem a aumentar neste mesmo período, o Hemocentro realiza neste mês uma série de ações itinerantes em parceira com empresas, instituições e igrejas, com o objetivo de ampliar as coletas.

De acordo com a gerente de captação de doações do hemocentro, Denis Gomes Rodrigues, “apesar de cada doador beneficiar até quatro pessoas, as demandas de utilização do sangue tem sido maiores que as doações, por isso estamos intensificando as divulgações. Além das ligações que estamos fazendo para os doadores fixos, estamos buscando parcerias com igrejas e empresas”.

Durante o mês de julho o Hemocentro está promovendo o Programa de Coletas Programadas, em que todas as terças-feiras, de 8h às 16h, são realizadas as coletas na Feira Coberta de Paraíso do Tocantins. Já às quintas-feiras, os atendimentos são na Feira da Aureny III, das 8h às 12h.

Atualmente o Estado conta com postos de coleta nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Gurupi, Porto Nacional e dois em Palmas, além de uma unidade móvel, que tem sido instrumento de captação junto a empresas voltadas a saúde de Palmas. “Os empresários reúnem grupos de funcionários e nos ligam solicitando um dia de coleta, daí enviamos a unidade móvel e a captação é realizada”, afirma Denis Gomes.

Segundo Nilberto Alves Barros, de 24 anos, doador de sangue há um ano e meio, a motivação para realizar a doação surgiu a partir de uma reflexão que fez, após visitar um hospital e se deparar com pessoas que estavam dependo de sangue para cirurgia. “Ver o sofrimento daqueles que estavam esperando sangue para suas cirurgias me tocou muito, a partir daí comecei a doar e não pretendo parar nunca”, declara.

Condições básicas para doar sangue:
- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial;
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter entre 16 e 67 anos de idade.

Recomendação para o dia da doação:
- Nunca vá doar sangue de jejum;
- Repouso mínimo de seis horas na noite anterior;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
- Evitar alimentos gordurosos.

Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doenças de chagas;
- Usuários de drogas;
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.


FONTE>>http://surgiu.com.br/noticia/100018/programa-de-coleta-programada-de-sangue-procura-novos-doadores-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário