sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Número de transplantes de medula óssea no Ceará neste ano já iguala ao de 2012

O 26º transplante de medula óssea foi realizado no Ceará neste ano, o que já iguala o total de procedimentos realizados em 2012. O número foi atingido em cirurgia feita na última sexta-feira, 16, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que contou com a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Segundo informações do Serviço de Transplante de Medula Óssea da unidade, ainda estão previstos mais dois procedimentos para este mês, chegando ao número de 28, superando, assim, a marca do ano passado.
Desde a realização do primeiro transplante, ocorrido em 2008, este é 92º procedimento. O índice de sucesso tem um percentual de 95,3%, posicionando o Ceará no patamar de referência nacional em transplante de medula óssea autólogo.

A 26ª paciente de 2013
A paciente submetida ao transplante, M.A.F, de 62 anos, recebeu a modalidade do procedimento autólogo, em que o paciente recebe células sadias da própria medula. O procedimento é realizado em duas etapas: primeiro são coletadas células do sangue, logo armazenadas em baixa temperatura. Posteriormente, reinfundidas no paciente.
De acordo com o chefe do Serviço de Hematologia do HUWC, Fernando Barroso, o transplante leva cerca de 30 minutos e o paciente fica em isolamento de 20 a 25 dias, até a sua completa recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário