sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Campanha convoca doadores de medula óssea no Amapá

Cleonildo da Silva realizou cadastro para doação de medula óssea (Foto: John Pacheco/G1)

Aos 46 anos, o empresário Cleonildo da Silva, foi doar sangue e realizou seu cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ele confessa que não se ofereceu para ser doador de medula antes em função do desconhecimento sobre o processo.
"Quando a maioria das pessoas descobrirem que ser um doador de medula é tão simples, o número vai crescer. Sou doador de sangue há 3 anos, e agora espero contribuir com a medula óssea", diz Silva. A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e produz componentes do sangue, o transplante é recomendado para pacientes com leucemias, linfomas e anemias.
Fabiano Fonseca enfermeiro do Redome no Amapá (Foto: Reprodução/TV Amapá)Fabiano Fonseca enfermeiro do Redome
no Amapá (Foto: Reprodução/TV Amapá)
O Redome que no Amapá, fica localizado no Instituto de Hemoterapia e Hematologia do Amapá (Hemoap), completou 4 anos de atuação no estado no dia 15 de setembro, e as comemorações serão voltadas para uma campanha de convocação de doadores, que no Amapá já somam 20 mil. A campanha iniciou nesta quarta-feira (18), com uma blitz educativa no Centro de Macapá. A meta do Estado é conseguir 60 mil cadastros de doadores.
O ponto alto da campanha será no domingo (22), quando acontecerá um show solidário, que contará com artistas locais, a partir das 18h em frente à Casa do Artesão, no Centro de Macapá.
"A intenção é chamar a população para efetuar o cadastro no Redome. Essa é uma forma de ajudar pessoas que futuramente possam precisar de um transplante. Se muitos amapaenses se propuserem a doar, o risco de evitar viagens para uma cirurgia em outros lugares do país é menor", explicou o enfermeiro Fabiano Fonseca.
Assim como na doação sanguínea, aquele que deseja se cadastrar para ser doador de medula óssea, deve ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. O cadastro no Redome ocorre no prédio do Hemoap, na avenida Raimundo Álvares da Costa, no Centro de Macapá. O horário é de 7h30 às 12h30 de segunda à sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário