terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hemocentro faz coleta de sangue para cadastro de doadores de medula óssea

grupo de ações solidárias Girassol da Alegria e o Hemocentro promovem no próximo dia 28 de setembro, na Praça Alencastro, coleta de sangue das pessoas que se interessem a ser doadoras de medula óssea. O sangue coletado passará a fazer parte do banco nacional de doadores. A coleta acontece a partir das 8 horas e segue até às 13h. Pessoas de 18 a 55 anos, com boa saúde, podem ser doadoras.
Os interessados devem ir até a Praça Alencastro, preencher uma ficha com informações pessoais e depois retirar de 2 a 5ml de sangue para ficar no banco de doadores. Vale ressaltar que a chance de sermos doadores é de 1 em 100 mil, mas dependendo do caso, chega a ser de 1 em 1 milhão.
A fundadora do Girassol da Alegria, Dejanira Pirovani, disse que iniciativa da ação é para conscientizar as pessoas de uma prática simples, mas que pode salvar a vida de muitas pessoas.
"Apesar de ser um método tranquilo, as pessoas ainda não se conscientizaram do que é ser um doador de medula óssea. Queremos levar esta informação para as pessoas", disse ressaltando que ação faz parte da comemoração dos 10 anos de existência do Girassol da Alegria.
Dejanira ainda acrescentou que hoje no Brasil 3 milhões de pessoas fazem parte do banco de doadores, um número muito baixo, se comparado com outros países. "É pouco o número de doadores, pois segundo o IBGE em 2013 a população brasileira será de 200 milhões. O transplante de medula óssea cura muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue e do sistema imune. Precisamos conscientizar as pessoas dessa prática que salva vidas", citou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário