quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Círio da Conceição irá incentivar doação de sangue

Campanha será realizada entre 24 de novembro e 10 de dezembro (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

O Círio da Conceição deste ano, que será realizado em novembro, em Santarém, oeste do Pará, irá incentivar a doação de sangue no município, abordando o tema “Com Maria, mulher de fé, doe sangue, doe vida”. A campanha inicia no dia 24 de novembro, data que ocorre a grande procissão, e termina dia 10 de dezembro.
“Nosso bispo teve essa ideia brilhante dentro daquilo que a gente está pregando em nossas liturgias de cada noite, em fazer durante a festa também, nas 17 noites, a campanha de doação de sangue”, informou o coordenador do Círio, Gilberto Dinelly.
A média de doações em Santarém é de 18 bolsas de sangue por dia, número considerado insuficiente, pois o hemocentro da cidade atende outros municípios da região oeste do Pará.
Segundo Dinelly, os detalhes sobre a campanha ainda serão definidos, mas a ideia é que  doação seja divulgada com distribuição de panfletos na orla da cidade e que haja um estande na Praça da Matriz para cadastrar os doadores.

A festividade da padroeira dos católicos santarenos será aberta oficialmente no dia 24 de novembro, com o 95º Círio da Conceição. Este ano, a programação do Círio terá como novidade a romaria dos militares, reunindo integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do 8º Batalhão de Engenharia e Construção e da Capitania Fluvial.
Serviço
O Hemopa fica localizado na avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho, e funciona de 7h às 13h. Quem tiver entre 16 e 67 anos, não ingeriu bebida alcoólica, pesa acima de 50 quilos pode doar sangue. Para doar, não é necessário estar em jejum. O doador deve levar um documento original de identificação, com foto.
Homens podem doar até quatro vezes por ano e as mulheres podem doar até três vezes por ano. No momento da doação, são realizados exames de tipagem sanguínea, doenças sexualmente transmissíveis, hepatites, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário