quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Campanha quer aumentar doações de sangue no hemonúcleo de Taubaté

Segundo o hemonúcleo de Taubaté, meta de doação está abaixo da esperada no município (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Com os feriados do fim de ano e os baixos estoques de sangue cresce a preocupação dos bancos de sangue da região. Em Taubaté, uma campanha entre o hemonúcleo e a prefeitura espera aumentar o número de doadores na cidade, que é considerado baixo.

Segundo a assistente social do hemonúcleo, Sônia Andrade, nessa época do ano é que a necessidade aumenta. "Nós temos uma meta de 3% da população doando sangue regularmente, o que não ocorre. Então, nós estamos trabalhando, intensificando, principalmente agora nessa época de final de ano, nós temos feriados pela frente e os pacientes continuam precisando de sangue".

Ainda de acordo com a assistente, a cidade está incentivando a prática. "O município disponibiliza uma condução para doadores, que vai ser destinado para os pacientes. Então, é um serviço de corresponsabilidades e parcerias e com todos os municípios da região". Os interessados em conseguir a carona solidária devem procurar o hemonúcleo para oficializarem junto às prefeituras um pedido de transporte.

Há quatro anos, doar sangue se tornou uma rotina para o mecânico Athaíde Cândido. A iniciativa partiu depois de uma promessa feita por ele. "Quando meu pai foi fazer uma cirurgia, precisou de um doador e faltou. Aí eu me candidatei a doador e a cirurgia correu tudo bem. De lá para cá não parei mais", contou.

Serviço
O Hemonúcleo de Taubaté fica na Rua Joaquim Távora, s/n, atrás do Hospital Universitário de Taubaté. O atendimento é das 7h30 às 14h30.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos e trazer documento de identidade original com foto.

fonte>>http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/11/campanha-quer-aumentar-doacoes-de-sangue-no-hemonucleo-de-taubate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário