quinta-feira, 31 de julho de 2014

Biorreator imita medula óssea e produz células do sangue

Plaquetas sintéticas
Cientistas afirmam ter desenvolvido um biorreator capaz de produzir plaquetas humanas totalmente funcionais.
Se confirmado por outros pesquisadores, o trabalho pode ser um avanço rumo à solução das muitas deficiências com que se deparam atualmente os procedimentos detransfusão de sangue.
"A capacidade para gerar uma fonte alternativa de plaquetas humanas funcionais com praticamente nenhuma transmissão de doença representa uma mudança de paradigma que pode permitir satisfazer a crescente necessidade de transfusões de sangue," disse o Dr. Jonathan Thon, do Hospital Brigham and Women (EUA).
As células do sangue, como as plaquetas, são produzidas na medula óssea.
Biorreator
Os pesquisadores desenvolveram um biorreator que simula o ambiente biológico da medula para efetuar as mesmas reações em laboratório.
A tecnologia usa microcanais para recriar as características de composição e do fluxo sanguíneo ideais para a produção das células sanguíneas.
Segundo a equipe, o biorreator imita características como a rigidez da medula óssea, a composição da matriz extracelular, o tamanho dos microcanais biológicos e a estabilidade do fluxo sanguíneo.
A aplicação de forças para simular o fluxo de sangue no interior do biorreator provocou um aumento significativo na geração de plaquetas em relação às técnicas anteriores, produzindo plaquetas humanas funcionais em quantidades razoáveis.
O próximo passo é testar a funcionalidade das plaquetas em testes in vivo, antes de escalonar o processo de produção para gerar plaquetas em quantidades úteis para transfusões reais.

fonte>>http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=biorreator-imita-medula-ossea-produz-celulas-sangue&id=9901

Nenhum comentário:

Postar um comentário