quinta-feira, 31 de julho de 2014

Hemopa finaliza campanhas externas de julho e convoca doadores para agosto



Durante o veraneio, o banco de sangue da Fundação Hemopa costuma sofrer baixas em torno de 30% no estoque técnico. E para que isto não afete o atendimento da demanda transfusional no estado, o hemocentro conta com parcerias de empresas e instituições - públicas e privadas - que solicitam o apoio da unidade móvel para reforçar o banco de sangue.
Desde o dia 1° de julho, as campanhas externas passaram por diferentes locais da Região Metropolitana de Belém, facilitando o acesso dos doadores ao serviço oferecido pelo Hemopa, que, até a última quarta-feira, 24, registrou 899 comparecimentos. Para encerrar as ações de julho, nos dias 30 e 31 a unidade móvel estará na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, das 8h às 15h. A meta é alcançar a marca de 100 bolsas de sangue coletadas por dia.
Para colaborar com o abastecimento do estoque de sangue durante eese período, os PM’s Eric de Souza Borges, 21, e Victor Ferreira Laurentino, 26, estiveram no hemocentro, na manhã desta sexta-feira, 25. ‘’Lembro que a unidade móvel do Hemopa estava no batalhão e fomos convocados a colaborar. Estavam precisando do meu tipo de sangue (A+) e prontamente me disponibilizei a doar. Hoje, minha doação é direcionada a um amigo’’, revelou ele, que fez a sua segunda doação.
‘’A doação de sangue é um ato de cidadania importante. Neste período do ano as coletas diminuem e a demanda aumenta. É preocupante, mas nós estamos fazendo nossa parte’’, disse Victor, que é portador de sangue O+. Ele lembra da primeira doação que fez, em 2008: ‘’Doei sangue pela primeira vez a um amigo que precisou de transfusão por estar com câncer. Ajudei, mas não foi suficiente. Infelizmente ele faleceu e, a partir daí, percebi a importância desse ato. Agora, minhas doações são espontâneas’’.
Para a assistente social Lilian Bouth, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), as campanhas externas são fundamentais. “Descentralizar a coleta de sangue é estratégico. Ficamos mais próximos do doador e é uma ajuda mútua. Vamos até aonde o doador está e ele nos ajudar a salvar vidas’’, explica.
O calendário de campanhas externas deste mês de agosto já foi divulgado e iniciará no dia 5, na academia Vitória, localizada na Avenida Presidente Vargas, das 8h às 16h. Neste sábado, 26, o setor de coletas da Fundação Hemopa funcionará até as 12h.
Doação - Qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos pode doar sangue. É necessário portar documento de identidade original e com foto e não precisa estar em jejum, ao contrário, deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Menores de 16 a 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa funciona para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. E-mail: captacao@hemopa.pa.gov.br. Alô Hemopa: 0800 280 8118. O calendário das próximas campanhas está disponível no site www.hemopa.pa.gov.br.
Sérgio  Moraes
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário