quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Voluntários doam sangue para menino de 11 anos com leucemia



Alguns moradores de Presidente Venceslau vieram, em caravana, para a Santa Casa de Presidente Prudente, neste sábado (2), com o objetvido de ajudar um garoto de 11 anos. O menino descobriu que está com leucemia há uma semana. O grupo de 70 integrantes doou sangue para a criança e ainda poderá testar se é compatível para a doação de medula óssea a outros doentes.
De acordo com a organizadora do grupo, Odete Andrade, mesmo alguns moradores que não puderam participar da caravana neste fim de semana, telefonaram ao hospital para avisar que irão doar o sangue nos próximos dias. “As pessoas que ficaram sabendo da história do garoto, se comoveram e estão fazendo de tudo para passar a informação a frente, e assim, atrair mais voluntários”, relata Andrade.
O número de doares tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos, segundo o Registro de Doares de Medula Óssea (Redome). Agora, são mais de três milhões de doadores.
Mas o número ainda é baixo e, por isso, uma ação como esta pode fazer a diferença na vida de alguém, como explica a gerente de enfermagem, Elaine Negri. Conforme ela, as pessoas que tiverem o interesse de se voluntariar devem ter entre 18 e 54 anos, não ter tido câncer e estar com a saúde em dia.
“É necessário também trazer um documento com foto. Depois disso, essas informações serão enviadas ao Redome, fazendo parte do banco de dados que temos no Brasil”, diz.
Após a doação, o que predomina é o sentimento de dever cumprido, conforme a auxiliar de limpeza Rosnei da Silva Espindola. “Ele é apenas uma criança esperta e inteligente. Este é o momento de fazer a nossa parte”, conta Espindola.
Já a vendedora Jéssica Carneiro, diz que saiu do trabalho e foi direto à Santa Casa fazer a sua contribuição. “Eu conheço a mãe dele e eu conconrdei em participar no momento em que fiquei sabendo do diagnósto do garoto. Essa notícia comove principalmente, quem tem filho”, relata Carneiro.
Os interessados em ser um doardor de sangue, deve ir até o Hemonúcleo da Santa Casa emPresidente Prudente, que funciona todos os dias, das 7h às 17h. E aos sábados das 7h ao meio dia.

fonte>>http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/08/voluntarios-doam-sangue-para-menino-de-11-anos-com-leucemia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário